Translate

terça-feira, 30 de abril de 2013

LIPAUGUS VOCIFERANS


Neste sábado dia 27 de abril tive uma grande emoção: fiquei conhecendo e registrei  o famoso Cri-Cri-ó, que vem a ser  o Lipaugus vociferans. O local da apresentação foi a Reserva Natural da Vale, em Linhares, estado do Espirito Santo.



Ele é modesto na plumagem, um cinza apagado mas tem um comportamento muito curioso e interessante! Sua  voz é fortíssima e ouvida a longa distância. Já foi chamada de "A voz da Amazônia" tal sua força. Essa ave extra ordinária habita a floresta amazônica mas também tem uma população remanesceste na mata atlântica. Essa população da Mata Atlântica ficou restrita às matas de tabuleiro, o conjunto de matas da baixada existente desde o Rio Doce até o Sul da Bahia e também em matas remanescentes no nordeste como p.ex. em Murici- Alagoas. 

O curioso do Cri-cri-ó é seu comportamento. A ave tem o hábito de viver em grupos na floresta, não muito longe um do outro. Concentram-se nesses locais e parecem ser territoriais. Ocorre que ele se incomoda com barulho na mata! Para provoca-los, batíamos "palmas" dentro da mata e os cri-criós respondiam de todos os recantos com um coro forte e bonito. Gravei esse momento mágico e convido a ouvir o áudio, depositado no site Wiki-Aves:

http://www.wikiaves.com.br/946518&p=1&tm=s&t=u&u=2183

Dentro da mata alta, com muita sombra e reflexos de sol que entravam, não consegui fazer fotos boas.
O ambiente em que vive o Lipaugus, o interior penumbroso da mata, a pouca altura, uns 5-10 metros, ou seja abaixo da copa:


Esse foi um de meus registros mais esperados. Trata-se de um cotinga e como tal, naturalmente importante! E com seu comportamento caracteristico  tornou seu registro encantador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!