Translate

terça-feira, 21 de maio de 2013

CANON EF 70-300L F/4-5,6 - BREVE REVIEW

Uma  de minhas  lentes telefoto para as aves é uma Canon EF-70-300mm L, f/4-5,6;. Resolvi fazer alguns comentários sobre essa lente por que são poucas revisões  que já li. Outro fator  importante, também, é que essas revisões parecem mais matérias pagas! Quase não se fala muito sobre a opinião do usuário mediano, ou mesmo do amador  que resolver comprar  uma lente  dessas. O exemplar  que tenho, foi comprado já usado, creio  que cerca de um ano ( a lente foi lançada no mercado no final de 2010!). É, portanto, uma lente nova, com acréscimos de tecnologia que faltam há outras lentes da série L da Canon.

Peço que não estranhem essa matéria nesse blog  por que tratamos aqui de fotografia de aves, então, presumo ser esse um assunto que pode interessar a muitas pessoas amantes da fotografia.

1- CONSTRUÇÃO E APARÊNCIA: Nesse quesito, as opiniões de profissionais do ramo coincidiram com as minhas. Realmente a construção da lente é ótima. Bem ajustada e firme, ela é além disso, compacta e dá uma idéia de resistência quando segurada nas mãos. Seu peso leve,1 kg e 50 gramas ( 330 gramas menos que a 100-400mm e 420 gramas a mais  que a 70-300mm não L da Canon) e seu tamanho compacto fazem com que possa ser levada confortavelmente para uma viagem ou carregada em uma mochila pequena. Além disso essa lente possui melhor vedação contra umidade e poeira que as lentes L mais antigas  como a 100-400mm. Portanto, a ergonomia,  peso e construção são excelentes. Comparando-a com a lente 70-300mm da Canon não L, ela ganha folgadamente na aparência. Sua solidez é admirável se comparada com a não L que dá uma impressão de balançar na mão do usuário.

2- FUNCIONALIDADE: Coisa muito boa dessa lente é seu sistema de estabilização. Muito mais eficiente e efetivo que o da Canon 100-400mm L. Você  pode focar uma ave bem longe, enquadra-la como foco automático ponto único e sua mão não treme nada! É admirável, e lendo depois revisões especializadas fiquei sabendo desse moderníssimo IS de quatro pontos. Ponto negativo é que não possui limitador de foco. Assim, se for focar uma ave em voo no céu, o sistema vai perder tempo "caçando" o  objeto. Mas quando o  objeto é fácil de ser visto a focagem automática é rápida. Cai um pouco sua rapidez em situações de penumbra.

3- DETALHES. Apesar de não ser compatível com os TCs da Canon, encontrei essa lente funcionando muito bem  com o TC  Kenko PRO300 DGX. Tenho os dois modelos: 1.4x e 2.0X.

Com o TC  1.4, a câmera Canon EOS  7D mantém o autofoco o que foi uma surpresa. Com esse TC a abertura da lente em 420mm(300 x 1.4)  vai  para F/8 e foca automaticamente e bem. Já com o TC 2.0 não tem conversa. A câmera até que tenta mas não acha  nada. Somente com foco manual.  Para ilustrar esse relato, posto abaixo três  fotos feitas no mesmo dia, mais  ou menos no mesmo horário ( cerca de 7 hs.da manhã) com o uso dessa lente.

FOTO  300mm F/7.1 ISO: 160  1/250:



FOTO 420mm ( TC Kenko 1.4) F/9, ISO: 320  vel.  1/640:



FOTO 600mm (TC Kenko 2.0) f/8 ISO:1.250  e vel. 1/400:


O curioso   nessas  fotos, é que o registro do meio, com distância de 420mm, em minha opinião, foi a Melhor das três. A última foto, com uso de TC 2X e distância focal de 600mm, mostra uma imagem apresentando alguma degradação, com perda de nitidez.

Com certeza, a melhor foto será sempre aquela  com menor ruído. E isso, o uso do TC sempre apresenta um custo em termos de qualidade. Exemplificando com a foto abaixo, da mesma lente e câmera, mas sem uso de  TC, ou seja, com distância focal de 300mm.:


Conclui-se  portanto, que trata-se de uma ótima lente, qualidade L de nitidez e construção. Muitos podem pensar  que 300mm é insuficiente para se fotografar  aves e realmente o é. Porém, a qualidade dessa lente e seu incrível poder de estabilização, fazem com que as fotos sejam muito nítidas e com isso, suportam um alto nível de crop no computador, emparelhando-a então, com lentes de maior distância focal como a 100-400L.

Termino  por aqui, agradecendo as visitas dos amigos

JSL.
.

Um comentário:

  1. Caro José Silvério, parabéns pelo Blog. Faz um no comecei a me interessar pela fotografia de aves e adquiri um lente 55-250 com um camera T3i. Depois de algumas passarinhadas resolvi investir numa lente 70-300L e estou muito satisfeito. De fato, são poucos os rewiews, em português, para essa lente. Estou pensando em adquirir um TC e achei seus texto muito útil. Obrigado!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!