Translate

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Encontro inédito com Dacnis nigripes.

 

Em nossas vidas de passarinheiros e passarinheiras, muitas vezes elegemos certas aves como as que gostaríamos de encontrar! Não importa se grandes ou pequenas, belas ou não, o fato é que talvez pela raridade ou dificuldade de se conseguir encontra-las, essas aves alimentam nossa imaginação, crescendo o fascínio pelo momento tão sonhado de seu encontro na natureza.

Tal é o encanto que tinha e tenho pelo Saí de pernas pretas, a Dacnis nigripes! Trata-se de um passarinho pequeno, cujo tamanho regula bastante com o do Saí azul Dacnis cayana, talvez nigripes seja um pouquinho menor! espécie muito semelhante e com a qual por diversas vezes, chegamos a confundi-lo. Seria então, algo entre 12-13 cm. de comprimento. É uma ave endêmica da Floresta Atlântica brasileira, que atualmente encontra-se ameaçada de extinção e categorizada pela IUCN na categoria NT. É de fato muito raro e minha experiência confirma esse fato. Somente agora, depois de muitos anos como observador de nossas aves consegui identifica-lo e registrar com várias fotos, Infelizmente os outros integrantes do grupo da passarinhada não tiveram a mesma sorte pois estavam longe no momento.


A ave explorava essa árvore com flores brancas, que não consegui identificar. Esse Saí alimenta-se de frutos, pequenos insetos e néctar das flores. Então, esse individuo solitário, buscava avidamente as flores para sorver o néctar.








Essa árvore atraia grande numero de beija flores e abelhas devido sua bela florada. Foi quando notei o saí no alto da copa, calmamente procurando o néctar. De imediato, pensei tratar-se do Saí azul Dacnis cayana. como disse, acima, seu "irmão gêmeo", tal a semelhança entre os machos dessas espécies.
Esse fato, me levou a diversas vezes, ao fotografar o Saí azul, imediatamente a conferir a cor das suas pernas no afã de encontrar a Dacnis nigripes.



Saí-azul Dacnis cayana. Observar a semelhança entre os machos das duas espécies e notar também a coloração rosa das pernas desse saí.

Essas duas espécies pertencem à família Thraupidae, que congrega numerosas espécies frugivoras e nectarivoras e são aves que habitam preferencialmente as florestas. Já foram mais abundantes e menos difíceis de se registrar. Não se sabe a causa de sua diminuição populacional, uma vez que algumas espécies, suas acompanhantes nos bandos mistos, não tiveram a mesma redução acentuada de suas populações.
A semelhança entre os machos de D. nigripes e D. cayana, não se repete quanto às fêmeas! São diferentes na plumagem e logo ao vê-las podemos fazer essa diferenciação. A fêmea de D. nigripes, que não estava junto ao macho nessa ocasião, é azulada com partes de cor cinza escuro, enquanto a fêmea de D. cayana é verde com salpicos de azul em sua plumagem. As duas espécies apresentam um comportamento bastante distinto. o Saí azul é mais inquieto, rápido nas fruteiras em que se alimenta e exige do fotografo muito atenção para acompanha-lo. Já o Saí de pernas pretas, pelo que observei, é calmo, demora no local onde se alimenta, vira calmamente de lado e quando encontrado, propicia mais chance para o fotografo conseguir "clica-lo"! Essas fotos que fiz demonstra esse aspecto de seu comportamento.


O encanto do bird-watching é justamente conseguir descobrir essas aves misteriosas, identifica-las e podermos aprender sobre seus hábitos, cantos, alimentação, nidificação, etc. São muitos assuntos que podem nos distrair e ocupar a vida inteira!


AGRADEÇO às pessoas que nos visitam e prestigiam esse relato tão pessoal sobre o Saí-de-pernas pretas, a Dacnis nigripes!!








3 comentários:

  1. Parabens José. Como voce falou, espécie difícil de distinguir em campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas aves são mesmo “ difíceis” de serem encontradas, o que só aumenta nossa curiosidade com elas! Outra ave quero muito encontrar é o urutau de asa branca, N. Leucopterus! Um abc

      Excluir

Muito obrigado pela visita e comentário!