Translate

sábado, 8 de maio de 2021

O Falcão de coleira, Falco femoralis.

 Esse falcão é uma ave comum, habitante de paisagens abertas e até mesmo dentro de cidades. Aqui em nosso bairro de Jardim da Penha, ele tem aparecido com muita frequência, e recentemente fizemos um verdadeiro livro com fotos do casal. Ainda estamos longe da época de acasalamento e por essa razão, presumo que o casal permaneça junto mesmo depois da  nidificação!.





O falcão de coleira é belíssimo, e é um eficiente predador. Nessa foto podemos ver a diferença de tamanho entre a fêmea (á esquerda) e o macho. 

A Fêmea desse falcão alcança um comprimento médio de 43-45 cm. pesando entre 271 a 460 gramas. Esses números indicam que ela é cerca de 40% maior que o macho. Portanto, a fêmea desse falcão, pode ser maior que alguns  machos do Falcão Peregrino! E também se comparado ao Falcão de peito laranja, essa comparação é pertinente. Esse dimorfismo sexual invertido, com a fêmea maior que o macho, indica uma proteção da natureza! Nas espécies de falconiformes mais agressivas, a natureza faz a fêmea maior que o macho a fim de se evitar que haja predação entre eles, já que indivíduos machos costumam ser bem agressivos.

Trata-se de um falcão belíssimo, muito elegante e colorido.
Predador ativo e eficiente, captura desde cupins em revoada, insetos como gafanhotos, morcegos, lagartixas e até cobras peçonhentas como a jararaca (WikiAves). Aqui no bairro de Jardim da Penha em Vitória, esse ave é ativa predadora de aves menores como canários e rolinhas. Já o vimos capturar um periquito exótico que escapuliu de sua gaiola para o alto de antena de TV, onde o falcão calmamente o capturou!






A estação reprodutiva ocorre de agosto até o fim do ano e em média, a postura é de três ovos. Ao contrario do que ocorre com os grandes rapinantes, quando apenas um dos filhotes sobrevive (devido ao fenômeno chamado de "cainismo") no caso desses falcões, é comum a sobrevivência de grande parte dos filhotes, até mesmo todos.








Essas fotos foram feitas no mesmo dia, quando esse casal pousou na antena de um prédio próximo.
São aves loquazes, que quando voam emitem sua vocalização fina, principalmente em suas incursões para capturar alguma presa.

Sua distribuição geografica é bem ampla, ocorrendo no continente americando, dos EUA até a Terra do Fogo, no Brasil, em todos os Estados e no DF.






Os casais de falcões de coleira costumam caçar em conjunto, formando uma dupla. Pousam geralmente nos galhos mais altos de árvores e arbustos no campo para visualizar melhor seu campo de caça. O comportamento de pousar nessas antenas de prédios talvez seja uma adaptação desse estilo ao ambiente urbano.





 




Área de ocorrência de Falco femoralis no Brasil. Os pontos vermelhos são os locais em que foram registrados, mostrando  o quanto esse falcão é comum em nosso país. Fonte: WikiAVES.
















É uma das aves mais belas e interessantes de se observar em ambientes urbanos.

Agradecemos ás pessoas que nos visitam. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!