Translate

sábado, 17 de abril de 2021

Gavião Asa de Telha em Vitoria.

Parabuteo unicinctus, O Gavião asa de telha, foi por nós registrado recentemente, agora no inicio de abril, com um desses gaviões planando e caçando sobre o bairro de Jardim da Penha, em Vitória, ES.


Trata-se de um rapinante de tamanho considerável, alcançando 50 a 56 cm. de comprimento, com a fêmea sendo maior e mais pesada que o macho.
É um gavião bastante predador, capturando presas entre as aves até o porte de uma galinha e mamíferos até o porte de um coelho. Mas é generalista, e chega, quando necessário, a comer grandes insetos.(WikiAves). Sua distribuição geográfica abrange o SW dos EUA até a América do Sul. Não é um gavião raro ou considerado como ameaçado. Já o vimos nas proximidades das zonas urbanas, mas desta vez o surpreendemos realizando voos circulares dentro de uma área bastante urbanizada. Porém, essa mudança de comportamento, segundo ornitólogos, tem sido notada com certa frequência, com essas aves aproximando-se cada vez mais das zonas urbanas, desde que aí consigam alimento. Seu habitat preferido são as abertas, cerrados, campos, etc.


A denominação "asa de telha" faz referencia à cor de suas asas, com as penas que cobrem as escapulares de cor marrom avermelhada, cor de telha conf. a nome popular.

É um belo gavião, que logo chama a atenção seja por seu porte e beleza, seja pelo comportamento de caça.






Segundo o site Wiki Aves, esse gavião é muito inteligente, tendo desenvolvido a habilidade de caçar em grupos, coisa que ainda não tivemos oportunidade de observar. Meses atrás, localizamos um casal nas proximidades de Manguinhos na Serra, ES, mas não conseguimos surpreender a ave nidificando ou mesmo preparando-se para nidificar.

Esse indivíduo,  é  um imaturo, uma vez que a plumagem definitiva do adulto é castanha escura com as escapulares das asas cor canela. O jovem, como esse fotografado, apresenta a plumagem estriada como podemos ver nas fotos, mas, nota-se já a cor de telha no alto das asas.










Agradecemos às pessoas que nos honram com suas visitas. Continuamos com nossas observações, infelizmente em confinamento devido à Pandemia de Covid.19.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!