Translate

quinta-feira, 11 de março de 2021

O CAURÉ, Falco rufigularis dentro da cidade!

 Esta terça feira dia 09 de março, pude avistar pousado em uma antena de TV, em prédio próximo ao meu, em Jardim da Penha, aqui em Vitória, um exemplar do Cauré, o Falco rufigularis!


Falco rufigularis é um falcão de pequeno porte, medindo cerca de 23 a 30 cm. Há grande dimorfismo sexual, com a fêmea sendo maior que o macho. Esse pesa, em média, entre 108 a 150 gramas e a fêmea pesa de 177 a 242 gramas.(Wiki Aves). Não é ave ameaçada, estando listada pela IUCN na categoria de LC (pouco preocupante). Entretanto, não é comum em lugar nenhum. Ocorre desde o México até o nordeste da Argentina.

Já registramos esse falcão muitas vezes nas bordas de matas, mas, também frequenta as cidades. Já o vimos aqui em Vitória habitando o prédio da catedral metropolitana e aqui no bairro já o vimos algumas vezes.


Trata-se de exímio caçador. Permanece imóvel observando os arredores, à procura de alguma presa. Apanha aves e morcegos no voo, e também no solo é rápido e habilidoso, capturando ratos e lagartos. Ataca aves maiores como pombos. Nem sempre com sucesso!
O Cauré se parece muito com o Falcão de peito vermelho,  Falco  deiroleucus, quanto à plumagem, mas esse, é muito mais raro e difícil de ser encontrado. O deiroleucus é maior , 33 a 40 cm. e pesando, a fêmea, até 650 gramas.

Muito obrigado a todas pessoas que nos visitam!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!