Translate

quinta-feira, 11 de março de 2021

Maçarico branco retornando da migração.

 Hoje, 11 de março, a apenas algumas semanas do outono austral, observamos um indivíduo do Maçarico branco, Calidris alba, retornando ao Ártico. Essas aves são grandes viajantes, percorrendo muitas vezes mais de 10.000 Km. das tundras no Canadá até o sul da América do Sul onde passa o inverno. Na nossa primavera, novembro, eles passam aqui por Vitória seguindo em direção ao Sul, e hoje, mês de março, presenciamos essa ave, aparentemente retornando a seus lugares de nidificação. No mês de maio, primavera no norte, essa  espécie chega aos locais onde se reproduz, ficando por lá até meados de setembro quando inicia sua longa viagem para a América do Sul.


Calidris alba normalmente viaja em bandos grandes. Esse que vimos, solitário, talvez tenha se desgarrado do bando maior e feito essa parada nas pedras limosas da Ilha do Boi, que, como sabemos, já de artigos anteriores, proporcionam uma boa alimentação para essas aves migratórias. Vide: http://www.jornaldasavesepeixes.net/2017/07/vitoria-pousada-dos-macaricos.html

Essas aves apreciam muito os animalejos e insetos que se escondem entre as pedras recobertas por limo e vegetação aquática constantemente atingidas pelas águas do mar.

Aqui o Maçarico branco encontrou um colega viajante! O Maçarico pintado, Actitis macularius, também migratório que vem do Canadá. Porém, o Pintado é bem mais frequente aqui em Vitória.
Ao lado de uma Batuíra de bando, Charadrius semipalmatus, pode se verificar que o Calidris é uma ave de pequeno tamanho. Comumente mede 18 a 20 cm. e seu apelido de Maçarico branco advém da cor de sua plumagem, conforme se verifica, apresentando muitos tons de branco.
Esse Maçarico é frequente em todo o litoral brasileiro na época de sua migração, mas pode ser registrado também no interior do país.






Registramos assim, a passagem desse viajante de longo curso, a quem desejamos um ótimo regresso ao seu país de origem!!

Muito obrigado pessoas que nos visitam!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!