Translate

sábado, 23 de janeiro de 2021

O Beija-flor rajado registrado em Sertão Velho.

 Ramphodon  naevius, o Beija-flor rajado, é uma espécie de Beija flor habitante da floresta. É um dos maiores do mundo e, com certeza, é o maior da Mata Atlântica, medindo de 14 a 16 cm. de comprimento. Vive no interior sombreado da floresta e algumas vezes, visita jardins próximos à floresta.

    Endêmico do Brasil, ocorre do Espirito Santo ao Rio Grande do Sul.  Nessa última quarta feira, dia 20 de janeiro de 2021, iniciamos nossas excursões de observadores de aves, voltando à localidade de Sertão Velho, município de Cariacica neste Estado do Espirito Santo. O calor escaldante desse verão, aliado  às limitações impostas pela Pandemia de Covid-19 explicam esse hiato de um mês entre nossa ultima saída a campo e essa agora recente.


O Ramphodon pousou em um galho alto dentro da mata, onde pudemos fotografa-lo!








Trata-se de espécie muito vistosa e, aparentemente, não é raro.

Após prestarmos atenção em sua vocalização,  vimos mais alguns exemplares em outros pontos da estrada.









Os açúcares da dieta são obtidos do néctar de flores de pequenas bromélias, sendo um dos seus principais agentes polinizadores. Visita as plantas ao longo de um percurso, em oposição à maioria dos outros beija-flores que são territorialistas e defendem rigorosamente suas fontes de néctar. O conjunto língua/bico é extremamente eficiente, funcionando como uma bomba de sucção de água, que permite puxar o néctar da flor rapidamente enquanto ele está em voo de libração (voo parado no mesmo lugar). Os beija-flores também costumam sugar exsudações dos frutos maduros da figueira (Ficus sp). Alimentam-se de artrópodes (insetos como mosquitos e borrachudos, aranhas), que constituem a fonte de proteínas da dieta dos jovens." Segundo o Wiki Aves. 
Uma das peculiaridades desses beija flores, quanto à alimentação, é que podem frequentar bandos mistos de aves que perambulam pela floresta! Quem conhece beija flores e bandos mistos de aves das matas, sabe que essa é uma característica interessante e surpreendente!

Muito obrigado pessoas que nos visitam!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!