Translate

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

O Topetinho vermelho!

 Lophornis magnificus, o Topetinho vermelho, é um dos menores e mais lindos beija flores do Brasil! O país conta com cerca de 80 espécies de beija flores, aves exclusivas do continente americano, onde ocorrem do Canadá à Terra do Fogo.


Exemplar macho de Lophornis magnificus fotografado  nesta quarta feira dia 3.2.2021 em Santa Teresa, ES.

Trata-se de uma avezinha  delicada, que mede comumente 6,8 cm. e pesando de 1,2 a 1,8 gramas segundo Augusto Ruschi em seu livro Beija flores do Estado do Espirito Santo.  Habita as matas, capoeiras, jardins arborizados, sendo uma espécie considerada como pequeno-migratória.





Mapa de ocorrência da espécie no Brasil. Imagem copiada do www.wikiaves.com.br

Segundo o Wiki Aves, o Topetinho vermelho é exclusivo do Brasil, porém, Augusto Ruschi em seu citado livro sobre Beija flores, menciona que a espécie ocorreria também na Bolívia.




Não se trata de uma espécie ameaçada ou rara, encontramo-lo já em vários locais, como na Estrada de Sertão Velho, sendo comum em Santa Teresa.  Chama bastante atenção a beleza da ave com seu incrível topetinho vermelho.


É considerada como a menor espécie de beija flor do Brasil (Wiki Aves), possuindo um grande dimorfismo sexual, com a fêmea apresentando menos colorido que o macho. Vide foto abaixo.









Fêmea do Topetinho vermelho, fotografada em Domingos Martins, ES.

Como todos os Beija flores, Lophornis se alimenta de néctar coletado das flores. Essa alimentação, é completada também com insetos e até mesmo pequenas aranhas que visitam flores. Os jovens são alimentados em grande parte com as proteínas oriundas de insetos capturados. Ruschi cita que esse beija flor prefere as flores de pequeno porte de diversas espécies, entre elas, o camará, jenipapos, eucaliptos, etc.

A espécie devido seu pequeno porte, ao voar produz um ruído devido às vibrações das asas, semelhantes aos das abelhões mamangavas ,Bombus sp. 

O Topetinho vermelho, em sua área de alimentação, não é espécie agressiva com outros beija flores, porém, afasta os da sua própria espécie, procurando garantir suas fontes de alimento.

Aos  nossos visitantes: Muito obrigado!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!