Translate

terça-feira, 26 de maio de 2020

AVES DA QUARENTENA: Falcão de coleira.

Uma das aves residentes nas redondezas do arborizado bairro de Jardim da Penha, o Falcão de coleira, Falco femoralis é um predador  ativo pelo visto, comum. Quase todos os dias registramos esse falcão nas proximidades, e teve dia que apareceram três indivíduos!!


Individuo de Falco femoralis caçando defronte a nossa varanda!

No quinto andar estamos a 25-30 metros de altura e é possível flagrantes como esse.

Trata-se de uma ave com o dismorfismo sexual tipico dos predadores falconiformes. O Macho tem em média, de 35 a 38 cm. de comprimento, pesando cerca de 208 a 305 gramas. Já a fêmea é maior, possui em média 43-45 cm. e pesa entre 271 a 460 gramas. (WikiAves). Comparando com o Falcão peregrino, Falco peregrinus, este mede entre 34-58 cm. e pesa entre 330-1.000 gr. o macho e entre 700-1.500 gramas a fêmea. Portanto, não se trata de tamanho muito desproporcional, visto que indivíduos pequenos de ambas as espécies podem ser semelhantes, principalmente os machos.

Nossa espécie atual alimenta-se de grandes insetos, aves, ratos, e até cobras venenosas como a jararaca! Aqui de nossa varanda, notamos que esse Falcão persegue muitos pássaros pequenos e algumas vezes consegue exito em suas caçadas.


O dia em que o Falcão capturou um passarinho.

Essa ave habita principalmente regiões abertas e pode entrar em cidades como temos presenciado. Ocorre desde os Estados Unidos até a terra do Fogo e todo o Brasil.










Muito obrigado às pessoas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!