Translate

quinta-feira, 5 de março de 2020

Registro da Coruja Preta Strix huhula.


 Um lífer  novo é muito mais que um número! Nesse caso em particular, a Coruja Preta Strix huhula, já há muito tempo eu vinha procurando e tentando registrar essa coruja muito interessante e bonita!
Conhecer uma ave requer curiosidade, sobre seus hábitos, seu canto, os lugares que frequenta, enfim, um lífer nos leva a pesquisar e gostar mais da ave recentemente conhecida. 


Strix huhula, fotografada em 01 de março p.p. na EBMAR- Estação de Biologia Marinha de Santa Cruz, Município de Aracruz-ES. Brasil.

Não se pode dizer que seja muito rara, mas, de fato não é uma ave comum de se ver. Apesar disso, tem sido regularmente registrada em diversos pontos do Brasil. Alimenta-se de insetos, gafanhotos, e pequenos vertebrados como pássaros, ratos, cobras. Na EBMAR, ressaltamos a boa quantidade de morcegos frugivoros, que chegam inclusive, a se alimentar nos bebedouros dos beija flores.

O recente registro na EBMAR, estação de biologia Marinha de Santa Cruz, veio coroar finalmente o esforço para conhecer e fotografar essa coruja. Já tinha ido ao local três vezes procurando essa Srix! Também em outras ocasiões, e em outros lugares, procuramos essa coruja mas sem sucesso. Um local onde ela estava e não conseguimos foto foi quando estivemos em Pium no Tocantins, hospedados no Centro de pesquisas Canguçu. A coruja visitou o local e de madrugada vocalizou bastante. Mas não saímos para fotografa-la! 

Logo ao ouvir sua voz vinda do gravador, após o cair da noite, ela apareceu voando para uma árvore próxima, onde pudemos, enfim, fazer as fotos. A localidade da EBMAR, possui uma mata de restinga com árvores altas e vegetação espessa. E essa coruja habita preferencialmente regiões florestais, mas já foi registrada até mesmo dentro de cidades maiores, em parques com vegetação alta.
 Ress

Confirmado então, o registro dessa coruja em Santa Cruz, município de Aracruz. Ressaltamos que ela já se encontra nas proximidades desse local há pelo menos 40 dias, dado o primeiro registro feito em 21.1.2020, pelo Gerente da EBMAR, Gabriel Ruschi.







Agradecemos as pessoas que nos visitam!!






Um comentário:

Muito obrigado pela visita e comentário!