Translate

domingo, 9 de fevereiro de 2020

A qual coruja pertence essa pena?


Recentemente, de manhã após assistir a celebração de uma missa numa capela próximo de minha casa, peguei no chão debaixo do arvoredo, uma pena, provavelmente uma rêmige que suponho ser de uma coruja de tamanho médio a grande:







































Nosso esporte de birding é, principalmente, um esporte de curiosos! Conheço algumas corujas que poderiam reivindicar o direito sobre essa pena. Mas resolvi voltar ao local à noite para descobrir qual seria essa coruja!

Então, munido de lanternas e máquina fotográfica com flashes, dirigi-me-me ao local à noite. Trata-se de um local urbano, componente do Centro de Treinamento Dom João Batista, circundado por um grande arvoredo e localizado próximo a local habitado por muitas presas das corujas, principalmente morcegos e ratos. Para ter acesso ao local, obtivemos autorização do Sr. Elton, administrador do Centro, a quem muito agradecemos pela possibilidade de visualizar essa coruja de tão perto.


Cheguei às 19 hs. ao lugar!












07 de fevereiro de 2020, noite de lua cheia!













Então, uma coruja vocalizou! Gravei o som que está no link  logo aqui abaixo, no Wiki Aves:


Entretanto, somente consegui vislumbrar muito mal o vulto dessa coruja quando ela voou para uma árvore seca próxima:





A foto ficou fora de foco, mas continuei insistindo na gravação e a coruja parece ter se espantado e não mais apareceu!


Porém, tendo em vista a coloração da pena e já conhecedor da coruja orelhuda, a Asio clamator, resolvi reproduzir seu som.




Não demorou e a Clamator apareceu. Suponho ser dela a pena encontrada, devido à coloração das penas coincidindo com essa coruja.











Creio que é mesmo a Asio clamator a "dona" da pena extraviada!

Mas, tendo em vista a possibilidade de outra coruja habitar o local, deveremos retornar para uma pesquisa mais aprofundada.












Muito obrigado as pessoas que nos honram com suas visitas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!