Translate

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

A Caçada de Pandion haliaetus.


Neste verão de muito calor, as populações migrantes da Águia pescadora, a Pandion haliaetus já retornaram às proximidades de Vitória. Temos observado dois indivíduos sempre no final da Praia de Camburi, região norte da cidade, sejam caçando ou mesmo voando nas proximidades do porto de Tubarão.








.
Trata-se de ave predadora de bom tamanho, medindo comumente entre 55-58 cm. De comprimento e chegando as fêmeas a pesar cerca de 2 kg. Possuindo em média, uma envergadura de asas de 1,74 m. Dados esses, coletados do WikiAves.
É um grande gavião especializado em capturar peixes. Possuindo adaptações para esse tipo de caça. Porém, também pode capturar outras espécies de presas como outras aves e pequenos mamíferos.
Originaria da América do Norte, ela é registrada em quase todo o Brasil, durante as migrações. Já foi observado que pode ser registrada o ano inteiro aqui no Brasil, porém ainda não há confirmação de sua nidificação no país.
O objetivo dessa postagem, é relatar uma atividade de caça bem sucedida e presenciada por nós recentemente no píer norte da praia de camburi.


A águia, voando nas proximidades do pier.














A região do pier é muito usada por pescadores.

No verão, sempre grandes cardumes de manjubas e sardinhas aproximam-se do pier, motivo para a chegada dos predadores como essa águia, mas também Trinta réis e Gaivotões.









O Pier está dentro da zona urbana.














Pescadinha: o peixe chegou próximo em cardumes abundantes.














O mergulho para capturar o peixe!























Com o peixe nas garras, Pandion se afasta para a refeição longe de nossos olhares.













Parece que a águia pescadora é eficiente em suas caçadas!















Obrigado, pessoas que nos visitam!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!