Translate

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

AS AVES MAIS INCRIVEIS DE 2019!


Durante o ano de 2019 fizemos diversas excursões pelo Brasil afora, quando pudemos registrar algumas das aves mais incríveis e sonhadas. Nessa postagem de hoje, estou relembrando alguns dos registros mais espetaculares, e colocados na ordem de importância atribuída por este observador de aves. Relembrando que fizemos excursões a Boa Nova no Estado da Bahia, a Tocantins, à Serra dos Carajás em Parauapebas, à Trilha dos Tucanos em São Paulo. Comecemos então, a rever as Top six" de 2019:



1)  Sem dúvida alguma, a Araponga-da-Amazônia, Procnias albus foi a "figurinha" mais esperada e difícil desse ano! Durante muito tempo eu idealizei essa ave! Mas nada se compara a encontra-la dentro da mata, em plena atividade e em total liberdade!








Tudo nessa ave é espetaculoso! Além de sua plumagem branca, reluzente no alto de uma árvore frondosa da Amazônia, chama muita atenção seu pendículo encarnado acima do bico! Trata-se de um adorno que nos impressiona e chegamos mesmo a imaginar que perturba um pouco a ave. Mas a Procnias não está nem aí para isso! Esse adorno, normalmente quando a ave está calma e sem vocalizar, fica curto como na foto acima, e, quando a ave está vocalizando temos a impressão que chega mesmo a incomodar, pois balança entre os lados e seu tamanho aumenta!. Outro aspecto espetacular dessa ave é sem duvida sua vocalização singular. Além de ser uma martelada forte, audível a longa distância, seu som é de um badalar de um sino. Um badalar celestial dentro do sino da grande catedral que é a mata amazônica!



Infelizmente, observamos também que essa ave extraordinária corre o risco da extinção na natureza! Dentro da Floresta Nacional de Carajás, com uma área mais de 1.000.000 de hectares, fomos informados que somente encontramos essa ave em um único sitio, onde a vimos e registramos!






 

2) Essa ave belíssima, que vemos logo ao lado, é o macho do Anambé-de-peito-roxo, o Cotinga cotinga, um dos famosos Cotingas amazônicos. É uma ave rara! Nosso encontro com ele deu-se num vale dentro da floresta alta onde estavam presentes outras aves frugívoras. Não vimos a fêmea!



3) O  Pavó, Pyroderus scutatus é o maior Cotingideo da Floresta Atlântica! Além de sua beleza máxima, a ave impressiona por seus hábitos e seu porte majestoso!  O macho alcança 46 cm. de comprimento, sendo um dos maiores passeriformes! Essa foto ao lado, consegui na Trilha dos Tucanos em Tapiraí, SP. Posteriormente, também o encontrqamos em Boa Nova na Bahia, onde o vimos se alimentando em um cacho dos coquinhos do palmito Euterpe edulis.











4) A Pomba-trocal, Patagioenas speciosa pode ser considerada como a mais bonita entre nossas pombas silvestres. Possui hábitos florestais, habitando preferencialmente regiões quentes. Alimenta-se de frutos e sementes. Ocorre em quase todo o Brasil, evitando apenas as faixa longitudinal que vai departe do nordeste  ao sul, avançando pelo interior dos estados de Minas Gerais e Bahia. Durante muito tempo procuramos registrar essa pomba, mas apenas conseguimos, e de muito longe,  em Linhares-ES. E ficamos surpresos com sua abundância, por exemplo, no Tocantins.







5) Essa ave magnifica, é o Pica-pau-do-Parnaíba, Celeus obrieni.



Sobre esse Pica-pau, muito ameaçado, diz o Wiki-Aves:

Pica-pau-do-parnaíba

Ameaçado de extinção

“”O pica-pau-do-parnaíba, também chamado de pica-pau-da-taboca, é uma ave piciforme da família Picidae. Bonita ave, recentemente “redescoberta” em Tocantins após 80 anos desaparecida. Depois de ser registrado em Uruçuí (PI), as margens do Rio Parnaíba, de onde provém seu nome popular, em 1926, passou 80 anos desaparecido e só foi reconhecido novamente em 2006 por Advaldo Prado, no município de Goiatins, no Tocantins. E isso porque dois indivíduos, coletados em 1967 e 1988, ficaram anos repousando em coleções científicas, antes de serem identificados. Agora, pesquisadores buscam o bicho em vários pontos do cerrado. Alguma vezes, com sucesso. Outras, sem conseguir nada. Em Uruçuí, onde foi registrado a primeira vez, nunca mais foi visto.

O avanço da agricultura sobre o cerrado está deixando o pica-pau-do-parnaíba cada vez mais isolado e solitário. Com o cerrado preservado, ele se desloca com facilidade de um tabocal (bambuzal) a outro – onde encontra uma espécie de formiga da qual se alimenta – faz ninhos, e encontra parceiros para acasalar. As roças derrubam árvores e arbustos, aumentando a dificuldade para o bicho ir de um lugar para outro. A consequência são encontros cada vez mais raros entre machos e fêmeas.

O futuro do Pica-pau-do-parnaíba e demais espécies que habitam o cerrado brasileiro é “incerto”. Até o momento não há registros para a espécie em unidades de conservação de proteção integral. A rápida transformação da cobertura e uso do solo ao longo de sua área de ocorrência ocasionará ainda mais a fragmentação das populações, isolando indivíduos e podendo em curto prazo provocar extinções locais.

Para conservação do Pica-pau-do-parnaíba no cerrado brasileiro é imprescindível que o desmatamento seja zero. Além disso, deve-se estudar locais para criação de unidades de conservação de proteção integral visando a preservação de uma grande população desta magnífica ave do cerrado brasileiro. “

www.wikiaves.com.br






6) Essa diminuta e graciosa ave, é o Caçula, Myiornis ecaudatus, considerada uma das menores aves do mundo, pesando entre 4,2 e 5 gramas e medindo cerca de 6,5 cm. de comprimento. Essa não foi a primeira vez que a registramos, já a tínhamos visto no Amazonas, em Manacapuru, e  vimos dessa vez em Caseara no Tocantins. E conseguimos uma foto com melhores condições. Destaque para a cauda diminuta da espécie, que lhe dá um aspecto ainda menor do  que realmente é!

Encerramos essa breve lista



Muitíssimo obrigado às pessoas que nos visitam e desejamos ano novo maravilhoso para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!