Translate

domingo, 9 de dezembro de 2018

Milvago chimango, o CHIMANGO!

O Gênero Milvago, faz parte da familia Falconidae, na parte referente aos falcões neotropicais.São aves comuns e abundantes nas zonas rurais e até mesmo, às vezes, dentro de cidades! Esse gênero é composto de duas espécies: Milvago chimachima, o Carrapateiro, e o Milvago chimango, conhecido como Chimango. Em nossa recente (novembro/2018) viagem ao Sul do Brasil, fomos apresentados ao Chimango!






















O Chimango, Milvago chimango, fotografado em novembro, em Mostardas, RS, Brasil.

São duas aves de porte e comportamentos com muita afinidades, porém, recentemente, descobriu-se que apesar de partilharem o gênero comum, não são muito "parentes"!. Estudos moleculares mostraram que não são parentes próximos, razão pela qual alguns autores retirarem o chimango do gênero Milvago. O Chimango é um pouco menor que o Carrapateiro.




O Comportamento do Chimango tem muitas similaridades  com o Carrapateiro. Ambos gostam de pousar sobre árvores baixas da paisagem aberta.
Ambos são muito vocais! O canto do Carrapateiro é o conhecido "Pinhé...pinhé....pinhé...." Já o Chimango produz um grito rouco e arranhado.
Tivemos oportunidade de grava-lo recentemente em Mostardas:
Em algumas regiões do Brasil, o termo Chimango é aplicado para designar uma pessoa "malandra, esperta e debochada". Nesse caso, talvez pela influência antrópica do termo, percebemos um certo deboche no cantar do Chimango! Mas, claro, é um preconceito com o Chimango, coitado que nada tem a ver com isso! No Brasil, essa palavra também tem aplicações na culinária, referindo-se a certos biscoitos muito deliciosos



O Carrapateiro é ave conhecida em todo o Brasil, enquanto o Chimango é concentrado no Sul e algumas ocorrências mais esparsas mais ao norte. até o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Também quanto à alimentação essas aves tem afinidades. O Chimango costuma se alimentar de carniça, mas aprecia vermes do gado, filhotes perdidos dos ninhos, chegando mesmo a atacar outras aves. O Carrapateiro tem esse apelido pelo hábito utilíssimo que tem de retirar carrapatos do gado bovino, equino e outros, e mesmo outros animais  como capivaras, veados, etc. Em nossa excursão tínhamos a expectativa de encontrar essa ave para compara-lo com o carrapateiro e tivemos essa sorte, de conhecer o Chimango.

Obrigado às amigas e amigos que nos honram com suas visitas!!!



2 comentários:

  1. Cara, Silvério, tua descrição no perfil do Wikiaves me fez vir aqui te dar um abraço alado.

    Sensacional.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!