Translate

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Hymenops perspicillatus, a Viuvinha de óculos!


Muitas vezes nos perguntamos a razão de alguns nomes populares de nossas aves! O Guaxe tem esse nome  Por quê?  e o Gavião-pega-macaco? o Macuco? Pois é,  no caso de nossa Viuvinha-de-óculos, o nome é apropriadíssimo!





























O macho da espécie  possui a plumagem negra ( afinal, é uma viuvinha!) e os olhos bem destacados, com a região perioftálmica nua e entumescida, de forma tal que fica parecendo protegidos por uma elegante e bonita aureola! Parece mesmo que a ave está usando um par de óculos!

Em nossa recente excursão ao Rio Grande do Sul, tivemos a alegria de conhecer essa viuvinha. Belíssima como pode ser visto pela fotos!
É uma ave da numerosa família Tyrannidae e que aprecia regiões alagadas onde consegue seu alimento. A fêmea e o jovem são muito diferentes do macho e durante algum tempo foram considerados como espécie à parte! 

O macho e a fêmea da Viuvinha-de-óculos, conforme desenho no livro de Helmut Sick, Ornitologia Brasileira.

Notar que a fêmea caminha sobre plantas aquáticas, no habitat palustre em que a espécie gosta de viver,

Acima, à esquerda, um esboço do curioso voo nupcial do macho.














 A espécie habita  o sul do continente, Chile, Patagônia e chega ao Brasil no Rio Grande do Sul e também Mato Grosso do Sul. Mas nas migrações, chega bem mais ao norte. Até em Caravelas na Bahia e Vila Velha no Espirito Santo a espécie já foi registrada!

Em nosso grupo excursionista, havia uma colega apaixonada por essa Viuvinha, razão principal de sua viagem! Felizmente foi recompensada com o aparecimento da Viuvinha em toda sua beleza!


A viuvinha, nossa heroína,  fotografada em Mostardas, RS. em região alagada.



















Habitat da Viuvinha, onde encontramos o exemplar que fotografamos!.














Agradecemos a nossas amigas e amigos  que nos honram com suas visitas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!