Translate

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

TREINANDO A IDENTIFICAÇÃO DE MAÇARICOS.




Nossa cidade de Vitória-ES, está situada no paralelo 20 graus sul, e podemos dizer que estamos a meio caminho entre os polos norte e sul da Terra.
Os maçaricos também sabem disso, e atualmente já foram registradas nove espécies em nossa cidade!. Essas aves, da família SCOLOPACIDAE. Passam por Vitória, de passagem em suas longas viagens. Geralmente, estão indo para para as proximidades do Polo sul ou do Polo norte, onde nidificam. Nessas longas viagens, naturalmente fazem suas paradas e nessas ocasiões, podemos ter a sorte de registra-los.
Até esta data, segundo os registros do WIKI AVES, já foram registradas as seguintes espécies em nossa cidade:

MAÇARICO BRANCO
MAÇARICO DE ASA BRANCA
MAÇARICO DE BICO TORTO
MAÇARICO DE PERNA AMARELA
MAÇARICO DE SOBRE BRANCO
MAÇARICO PINTADO
MAÇARICO RASTEIRINHO
MAÇARICO SOLITÁRIO.

Também tivemos recentemente, um dos poucos registros para o ES, feito no município da SERRA, do MAÇARICO DE COLETE.
Analisando as fotos de maçaricos feitas em Vitória, notamos que QUASE  TODOS  os registros foram feitos na Ilha do Boi! Apenas o maçarico Pintado e o Maçarico solitário foram registrados em outros locais da cidade. Fica assim, ressaltada a importância desse local como local de parada dos maçaricos migratórios.
Nosso objetivo, com este texto, é revermos alguns pontos que nos ajudam a identificar as diversas espécies.
Vamos, então, ressaltar os seguintes pontos como importantes para a identificação:

1    Tamanho da ave.
2     Aspecto do bico.
3     Coloração das pernas e plumagem.
4     Comportamento da ave.
5     Canto.

Consideramos os dois primeiros  itens  como fundamentais para se identificar um maçarico. Feito isso, passemos a revisar algumas espécies conhecidas e sua identificação.

MAÇARICO BRANCO. Calidris alba.






Esse maçarico possui um tamanho médio, entre 18 a 20 cms. Observar quanto ao bico, que o mesmo é negro, não muito comprido e apresenta-se com a base um pouco mais larga e que vai afunilando até a ponta. Chave para sua ID é a cor predominante branca da plumagem. Quanto ao comportamento ele é muito gregário, quase sempre em bandos.





MAÇARICO DE ASA BRANCA. Tringa semipalmata.



















Esse maçarico possui tamanho grande, de 33 a 41 cm de comprimento e é facilmente identificável pela mancha branca na asa. Tanto ao voar como se estiver pousado. O bico é robusto e levemente esverdeado, a cor geral da plumagem é parda clara. Devido a seu tamanho e a mancha branca na asa é fácil de ser identificado.

MAÇARICO DE BICO TORTO. Numenius hudsonicus.


















Tamanho grande, geralmente 42-45 cm. Plumagem geral cor pardo clara ou cinza como é quase padrão em maçaricos. Facilmente identificável pelo bico. Deve se ter cuidado para não confundi-lo com o maçarico-galego, espécie do mesmo tamanho, bico também torto, mas que ainda não foi registrada no ES.

MAÇARICO DE PERNA AMARELA. Tringa flavipes.

























Plumagem geral acinzentada, com pernas de colorido amarelo bem destacado. Possui cerca de 25 cm de comprimento. Parecido com o maçarico grande de perna amarela, mas é menor e o bico conforme podemos é preto e quase reto.


MAÇARICO DE SOBRE BRANCO. Calidris fuscicollis.


















O formato do bico desse lindo maçarico é similar a outros maçaricos. É de cor negra, mais grosso na base, afunilando e possuindo uma sutil curvatura. Um detalhe importante que ajuda em sua  ID é a região da costa inferior, que é branca e daí o nome popular. Possui um tamanho médio, 18 a 20 cm. 




MAÇARICO-PINTADO. Actitis macularius.


















É esse, certamente, o maçarico mais fácil de ser visto na região de Vitória. Pode-se dizer que nas migrações, é o primeiro que chega à cidade e o último a ir embora.
Sua plumagem reprodutiva apresenta pintas como do individuo . Mas sua plumagem pode variar muito, mas é fácil de ser identificado graças ao movimento de “vai-vem” que a ave faz frequentemente, assemelhando-se a um veiculo andando com o freio de mão acionado. Tamanho médio, até cerca de 18 cm. Apresenta bico médio, escuro e reto, as algumas vezes com tonalidade avermelhada. 





MAÇARICO RASTEIRINHO. Calidris pusilla.




















É um maçarico pequeno, miúdo, cerca de 15 cm. Apresenta o bico negro parecido com o de sobre branco, levemente curvado para baixo. Pernas negras. A plumagem é pardo acinzentada como nas outras espécies de maçaricos!
Esse pequeno maçarico não é muito registrado no ES. O primeiro detalhe que deve nos chamar a atenção é seu pequeno tamanho, conjugado com seu bico e pernas negras.



MAÇARICO SOLITÁRIO. Tringa solitária.























Esse maçarico é dos mais frequentes. Possui tamanho médio, cerca de 19 cm., apresenta pernas amarelas e possui um distinto circulo claro em volta dos olhos. Bico de tamanho médio, reto e robusto. Ás vezes pode ser levemente curvado para baixo.



















Acima, lado a lado, o Maçarico de perna amarela e o Maçarico solitário . Os dois, às vezes podem ser confundidos. Mas observar que o solitário possui plumagem mais escura, tem o bico mais robusto, o anel branco em volta do olho é mais nítido. O de perna amarela, obviamente, possui as pernas de um amarelo vivo e é maior em tamanho.

A Identificação de maçaricos é um dos mais estimulantes desafios que o  birder pode se dar!  Com essas pequenas notas, julgamos que podemos ajudar um pouco na busca da identidade desses nossos amigos viajantes.

Obrigado Amigas e amigos que gentilmente nos visitam!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!