Translate

domingo, 24 de abril de 2016

NOVAS PASSARINHADAS

Recentemente fizemos várias visitas à Estrada da Res.Duas Bocas, área florestal do municipio de Cariacica neste estado do Espirito Santo, Brasil. 


A figura acima, retirada do Google Earth, mostra a mata da Reserva no lado esquerdo, de cor verde escura intensa! Grande parte dessa mata é ainda hoje, 2016, mata primária! A reserva dista apenas uns 10 km da sede da cidade de Cariacica e uns 45 km de Vitória, a capital do Estado. Apesar dessa pequena distância, animais de porte como, por exemplo, a onça parda ou Puma, Felis concolor, é habitante dessa mata, ao lado de outros mamíferos e aves extraordinárias!


Na foto, acima, esse birder, tentando fotografar as aves na periferia dessa reserva!


 Essa ave, é uma fêmea do Saí-andorinha Tersina viridis, que estava se banqueteando nas árvores de Melastomaceae, vulgarmente conhecidas como "quaresmeiras", todas pejadas de frutinhas pretas, maduras, que atraiam muitas aves, como o macho desse Saí, abaixo:



 Um lifer, muito comemorado nesses dias foi o encontro com o Tuque, Elaenia mesoleuca, que também se alimentava dessas frutinhas das melastomáceas.:




Essa ave, chamada de Papa-Taoca, nome cientifico Pyriglena leocoptera, é estritamente florestal, não existindo em pedaços de mata menores que 300 hectares! Seu canto forte pode ser traduzido como um: PÍ- PÍ-PI-pi-pi-pi-pi-pi=pi.
Particularidade importante do comportamento dessa ave é que é um dos principais seguidores das formigas de correição, notadamente a espécie Eciton burchellii. Adicionamos que essa espécie, Eciton, ocorre na Reserva de Duas Bocas. É a mais famosa formiga de correição, existindo na reserva ao lado da formiga Labidus praedator.




Imagem de Eciton burchellii, retirada do site: gilwizen.com/invertebrates/insects/hymenoptera/





O pintadinho, Drymophila squamata é também uma ave das sombras da matas e um insetívoro também da família Thamnophilidae.


A saíra galega Hemithraupis flavicollis, ave lindíssima que se alimenta de frutas e viaja a mata muitas vezes junto com o Tiê-Galo.


Uma das joias da Reserva de Duas Bocas, ocorre também no Sul da Bahia e na Amazônia. O belíssimo tangará-rajado Machaeropterus regulus.

No dia seguinte, fomos até Chaves, município de Santa leopoldina, também neste estado, à procura de aves!

A paisagem de Chaves nesse outono aqui no Brasil está deslumbrante. As matas estão repletas de árvores floridas, principalmente leguminosas, Cássias e Melastomáceas.



Além das aves, vimos também essa cobra, provavelmente uma caninana, Spilotes pullatus:



O Registro mais importante, porém, foi feito por  minha esposa, Ana Delboni, com esse raro Gavião-Pombo-Grande, Pseudastur polionotus:


Pode ser visto que o Gavião havia capturado uma cobra que era levada em suas garras!

E completando nossos dias florestais, nada melhor que um registrão da família Cotingidae, no caso uma  fêmea da Araponga, Procnias nudicollis.



Dentro de nossa cidade, Vitória, também fizemos fotos bonitas! Ontem, sábado, por exemplo, duas aves dentro da zona urbana para encerrar nosso post:

Um falcão Cauré, Falco rufigularis, fotografado dentro da cidade e vocalizando no alto:


e próximo à praia, muitos trinta réis Sternidae, com destaque para esse Trinta-réis-de bando, Thalasseus acuflavidus:




PESSOAL, muito obrigado a todas pessoas que nos visitam!!
José Silvério Lemos.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e pelo posicionamento em defesa da natureza.
    Fraterno abraço
    sylvioadalberto@hotmail.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!