Recentemente desconfiei que minha câmera Canon 7D Mark II, não tem a mesma performance que a antiga 7D!
Passei a fazer vários testes tentando focar e fotografar aves voando e muito raramente o foco automático funcionava corretamente e conseguia acompanhar e focar a ave contra o céu! Os manuais de fotografia estão cheios de instruções dizendo que contra um fundo, no caso o céu, claro e límpido, o sistema de AF patina e não funciona na maioria das vezes!
O problema é que me lembrava de inúmeras fotos com a 7D antiga que ganharam elogios, de aves voando e que a câmera conseguiu a proeza de focar.
Pesquisas na internet me levaram a encontrar instruções de como configurar o sofisticado sistema de AF da Canon 7D Mark II:
http://johncrabbwildlifeimages.blogspot.com.br/2015/05/birds-in-flight-with-canon-7d-mkii.html
Ao lado disso tudo, descobri que o firmware de minha Canon estava desatualizado! Mudei para o Firmware atual, 1.05.00
Então, alteradas as configurações, pude então fazer vários testes e finalmente fotografar as espécies em voo.
Escolhi para o teste de campo o final da praia de Camburi em Vitória, de onde pude fazer as fotos a seguir. O local é muito visitado por aves marinhas, notadamente trinta réis, aparecendo por vezes, também albatrozes e gaivotas.
Apareceram duas espécies de Trinta réis, Sternidae, o Trinta-réis-real Thalasseus maximus e o Trinta-réis-de bando, Thalasseus acuflavidus. Ambos estavam predando cardumes de manjubinhas, Anchoviella lepidentostole na superfície da água. Vamos às fotos do teste que comprovam que a 7D Mark II, realmente é uma grande câmera.
A caçada de Thalasseus acuflavidus:
As fotos do Real, Thalasseus maximus, foram conseguidas com a ave voando, que era o objetivo principal desse teste. As fotos desse belíssimo trinta réis:
O teste foi muito bem sucedido! A Canon 7d Mark II é uma bruta câmera e com as configurações certas produz essas imagens maravilhosas! Lembrando que essas aves possuem voos muito rápidos, o que só confirma a excelência e rapidez dessa câmera!
Um abração a todos pessoas que nos visitam!
José Silvério Lemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!