Translate

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Falconiformes de GURIRI

O balneário de Guriri situa-se no município de São Mateus no norte do ES. Trata-se de área muito procurada por banhistas no verão, quando recebe muitos visitantes do norte do ES e também de outros estados e mesmo do exterior. É uma região de baixadas litorâneas  ocupadas originalmente pelas matas baixas da restinga. Aves abundantes nessas matas  são  o Guaxe Cacicus haemorrhous com vários ninhos pendurados nas árvores, tanto na beira dos rios como em outros locais, até mesmo na beira da estrada:



Outra ave bem típica do lugar e que desta vez não fotografamos, foi o Aracuã-de-barriga branca Ortalis araucuan. É abundante e de longe gravei  sua voz que é muito melodiosa:

http://www.wikiaves.com.br/1238922&p=1&tm=s&t=u&u=2183

Mas o destaque foram os registros de Falconiformes que pude ver na estrada de Barra Nova e na estrada para o lugar chamado de Meleira.

Na estrada de Barra Nova  pude ver e registrar:


Gaviãozinho Gampsonyx swainsonii, belíssimo e bravo gavião pequeno ( tem só 22 cm de comprimento, o comprimento de um sabiá). Pude ver dois indivíduos fazendo o que mais gostam: ficar de vigília junto aos fios telefônicos dos postes à espreita de alguma presa. Outra foto:


Ainda na estrada pude ver, de dentro do carro, um vulto azulado num coqueiro Cocos nucífera ao longe. Esse coqueiro estava já ma mata ciliar do Rio Mariricu que corta o lugar e desagua em Barra Nova. Coloquei a lente 300mm com um TC  2x0 e vi o Gavião pernilongo Geranospiza caerulescens:


A ave estava descansando e podia ver-se calmamente as penas do peito arrepiadas pela  vento!

Continuando a viagem ( são 26 km de Barra Nova a Guriri, em estrada de chão) pude ver  outro Falconiforme, desta vez  o  Quiri-quiri, ou falcão quiriri, na verdade o Falco sparverius que tinha acabado de capturar um grilo e preparava-se para a refeição:



Posteriormente, chegando no local chamado de Ponte interditada, onde a Petrobras possui várias sondas e poços pequenos extraindo petróleo, pude ver o Gavião caramujeiro em uma pequena lagoa:


Observem  que ele, Rostrhamus sociabilis, estava pousando em uma estaca tendo um grande caramujo entre as garras. A ave pousa e fica "descascando" o caramujo até poder come-lo quando aparece a carne.

Muito obrigado a todos visitantes  que nos prestigiam!

2 comentários:

  1. Ricardo Henn S. Castro18 de março de 2014 às 08:04

    Olá, José Silvério!
    Vi seu perfil no wikiaves e vim conhecer o seu blog, tá muito bacana, belíssimas fotos e texto!
    Gostei da idéia de registrar as passarinhadas, além de um registro pessoal, é um guia p/ outros observadores da região.
    Muito bom saber que o curió está voltando aí no ES, ainda quero ver e ouvir um deles em liberdade.

    PS: obrigado pelos comentários no wikiaves.

    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário simpático! Um abraço!

      Excluir

Muito obrigado pela visita e comentário!