Tempos atrás fiz uma revisão aqui sobre a Cânon 300mm EF 70-300mm L, e relatei minhas impressões sobre essa lente excelente. Temas de revisões de câmeras e lentes são assuntos que atraem fotógrafos devido a sua peculiaridades e também porque todos estamos sempre envolvidos com esses equipamentos. Evidentemente não tenho condições de discutir detalhes técnicos dessas duas lentes! O que pretendo aqui é relatar minha experiência de usuário e leigo sobre essas duas super teles de abertura 2.8. O tema é interessante porquanto muitos fotógrafos desejam fazer essa migração. Desejam comprar uma lente de abertura 2.8 e, normalmente é um passo difícil de ser dado devido ao valor elevado dessas lentes. Para quem é usuário da Cânon ou da Nikon a opção mais barata e natural é a Sigma 300mm f/2.8
Comparado com a lente da Cânon essa Sigma possuiu um preço bem mais barato. Cerca de metade do preço da Cânon 300mm f/2.8 IS e um terço da nova IS II. Como disse, vou relatar aqui minhas impressões sobre as duas, uma vez que há cerca de 30 dias virei usuário de uma Cânon 300 f/2.8 IS II:
1- Aspecto externo: é difícil dizer quem é o vencedor aqui. As duas lentes são muito bem construídas e bonitas. nesse item eu daria nota 10 para as duas.
2- Qualidade de construção: nesse item a Cânon ganha. Apresenta-se mais compacta e solida, tem-se a impressão de ser blindada contra intempéries. O fato de apresentar certa proteção contra umidade e poeira também conta em favor da Cânon. Nota 10 para a Cânon e 8,00 para a Sigma.
3- Funcionalidade: Minha impressão foi novamente a favor da Cânon. Explico: a Cânon pesa 2,35 kg e a Sigma 2,4 kg, praticamente a mesma coisa. Porém, no manuseio geral como birder, isto é como observador de aves que precisa percorrer longos caminhos eu senti a Cânon menos pesada que a Sigma! Isso por que a Cânon distribui melhor seu peso. A impressão que se tem é que a Cânon é mais leve apesar de ser quase o mesmo peso. Outra coisa muito importante: a Cânon tem um sofisticado sistema de IS, estabilização da imagem o que falta à Sigma. Resulta daí que algumas vezes vc. tem de carregar um incomodo monope para não gerar imagens tremidas. Outro detalhe a favor da Cânon é que vem com uma maleta de armazenagem que é bonita e sofisticada. Fica parecendo mesmo uma maleta de viagem! A Sigma vem acondicionada em uma bolsa de neoprene que não tem o mesmo impacto.
4- Usabilidade da lente: Pelo fato de ter Estabilização da imagem a Cânon proporciona mais confiabilidade ao fotografo. Porém, mesmo em baixas velocidades não percebi a Sigma como uma lente fraca. Ela corresponde muito bem gerando imagens maravilhosas. Abaixo uma imagem feita com a Sigma 300mm 2.8:
Portanto, em termos de qualidade ótica a Sigma não fica atrás da Cânon.:
A Cânon também produz imagens excelentes:
Finalmente tem a questão do preço: Para quem não se liga em fidelidade de marca, ou seja, quem não se importa é ter uma Lente L Cânon acoplada em sua câmera também Cânon, a Sigma é de fato uma ótima opção bem mais barata! Evidentemente o usuário vai perder alguns sinos e assobios. Como o maior conforto que se observa com a Cânon, seu manuseio é mais fácil e seu peso mais amigável, sua durabilidade maior pois a lente é muito mais protegida que a Sigma. Especulamos se essa peso aparente da Sigma ser maior que a Cânon não seria devido a seu aspecto ultra compacto? Nesse caso o peso ficaria mais concentrado, dando a sensação de ser bem maior. Então, em termos de qualidade de imagem não vimos diferença entre as lentes, ressaltando porém que ficamos com a Sigma mais de um ano de uso e temos apenas um mês com a Cânon. Pode ser que daqui há um anos nossa preferência pela Cânon seja bem mais acentuada! Então,se o preço for fator imprescindível é evidente que a Sigma vai conquistar muitos adeptos. Mas ressaltamos a pequena vantagem da Cânon quanto ao manuseio e qualidade de construção. Se essas vantagens justificam a enorme diferença de preços aí é questão que somente o usuário poderá responder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!