A temperatura estava alta em janeiro e por essa razão podemos supor que essa andorinha aprecia um verão bem quente mesmo! Tendo saído do hemisfério norte, certamente do Canadá e Estados Unidos, ela estava em grande número nas proximidades de Guriri. Nos três locais que fui observar aves lá estavam elas em grande número.
A surpresa foi encontrar em uma dessas localidades, na estrada de Barra Nova, algumas andorinhas do barranco Riparia riparia no meio das andorinhas de bando.:
Na verdade, nesse dia, vi apenas duas Riparias no meio das Hirundas mas foi muito importante e com emoção pois trata-se do primeiro registro documentado dessa andorinha para o Espirito Santo. Sua história natural é muito interessante. E o nome cientifico latino Riparia vem da suposta relação dessa andorinha com barrancos. Migra da América do Norte procurando certas regiões no Brasil, geralmente campestres e em varjões. Pega "carona" nas migrações de Hirunda rustica sempre aparecendo algumas no meio dos bandos da Hirunda. E especie semi-cosmopolita, existindo Também no velho mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!