Translate

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ANDORINHA DO BARRANCO Riparia riparia no ES.

Recentemente em viagem ao município de São Mateus, precisamente na localidade de Barra  Nova pude observar uma grande quantidade de andorinhas de bando  Hirundo rustica:



A temperatura estava alta em janeiro e por essa razão podemos supor que essa andorinha aprecia um verão bem quente mesmo! Tendo saído do hemisfério norte, certamente do Canadá e Estados Unidos, ela estava em grande número nas proximidades de Guriri. Nos três locais que fui observar aves  lá estavam elas em grande número.

A surpresa  foi encontrar em uma dessas localidades, na estrada de Barra Nova, algumas andorinhas do barranco Riparia riparia no meio das andorinhas de bando.:



Na verdade, nesse dia, vi apenas  duas Riparias  no meio das Hirundas mas foi muito importante e com emoção pois trata-se do primeiro registro documentado dessa andorinha para o Espirito Santo. Sua história natural é muito interessante. E o nome cientifico latino Riparia vem da suposta relação dessa andorinha com barrancos. Migra da América do Norte procurando certas regiões no Brasil, geralmente campestres e em varjões. Pega "carona" nas migrações de Hirunda rustica sempre aparecendo algumas no meio dos bandos da Hirunda. E especie semi-cosmopolita, existindo Também no velho mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!