Translate

domingo, 23 de junho de 2013

ESPETACULAR REGISTRO DA ÁGUIA CHILENA EM ITARANA

A  Águia chilena Geranoaetus melanoleucus é um espetacular accipitrideo de grande porte, 70 cms de comprimento, envergadura de asas de cerca de 2 metros.No estado do Espirito Santo, temos registros fotograficos para as pedras dos Três Pontões em Afonso Cláudio e nos cinco pontões em Laranja da Terra. Então, Itarana passou a ser o terceiro municipio do Estado a ter registro dessa ave.


Nosso objetivo é relatar registro feito ontem dia 22 de junho, em  uma área de apenas 150 metros de altitude, ocupada por campos sujos e pastagens. Bem verdade que nos morros próximos podemos encontrar pedras que poderiam ser usadas pela águia, mas o fato é que foram vistas sobrevoando regiões campestres.



Vimos  dois individuos, talvez em casal. As aves estavam voando a média altura, mas começaram a voar em circulos e ganhando altura até quase desaparecer no céu, de tão alto.

o

O local que as águias sobrevoavam, são esses carrascais na foto acima e na foto abaixo:



Talvez Geranoaetus esteja expandido sua área de dispersão aqui no ES!. Somente o tempo confirmará ou não essa premissa, porém, é certo que essas aves se reproduzem na serra dos Três Pontões, quando tem criado sempre dois filhotes por ano. Como são aves grandes, a pergunta que comumente se faz é para onde vão  os filhotes quando adultos? Isso por que  os pais, a certa altura, expulsam os filhos dos arredores. No território da pedra, então, deduz-se  que somente se admite a existência de um casal adulto. Resta então, reponder  onde  os  filhotões vão morar. Com uma mehor observação e acompanhamento de nossas aves será possível responder a essas questões e outras ligadas ao "modus-vivendi" dessa ave tão espetacular! Porém, é digno de registro que a área onde foi vista agora, está a apenas 25 kms. das duas pedras citadas como habitat da águia. Poderia indicar então, uma extenção do território de caça. Mas como disse, somente o tempo e mais observações nos darão mais certeza nas respostas.


5 comentários:

  1. Tenho casa em Alto Caparaó onde penso que já vi gavião pega macaco, mas moro em espera feliz...esse ano vi um casal de pássaros que poderiam ser de águia chilena mas não consegui capturar a imagem...não posso garantir pois sou leigo e poderia ser um gavião pombo, mas achei muito acinzentada e a calda diferente, além do tamanho é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom se vc. conseguisse fotografar, para fazer a Identificação. Mas, cuidado, isso é viciante e um vicio saudável e maravilhoso!

      Excluir
  2. Na verdade não são passaros..kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não são pássaros. Todo pássaro é uma ave, mas nem toda ave é pássaro. Gaviões são da ordem dos falconiformes.

      Excluir
  3. sou o Denis dos santos bittencourt eu avistei aquia chilena sobrevoando em rocha miranda rio de janeiro fiquei muito maravilhado e impressionado beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!