Translate

sexta-feira, 28 de junho de 2013

EXCITANTE DESCOBERTA: O PAPINHO AMARELO Piprites chloris

No domingo dia  23 de junho, passárinhando em mata secundária (capoeirão) no municipio de Itarana, fui surpreendido com a visão de um pequeno pássaro no sub-bosque, acompanhando bando misto de várias espécies. A principio pensei tratar-se de um tiranideo, tal o desenho de suas asas, mas depois pude perceber que não era. Quando coloquei o play-back do barbudinho, a ave chegava mais perto e eu pensei que fosse alguma variação ou alguma espécie com vocalização parecida. Somente ao chegar em casa e consultar os guias de campo e as fotos no WA é que a ficha caiu. Era o papinho amarelo! o Piprites chloris!!



Seu comportamento foi bem curioso. Acompanhava o bando misto, mas não vocalizou e manteve-se até fleumático mesmo com a visão de uma pessoa por perto. Essa avezinha, habita a Amazônia e Mata Atlantica, segundo SICK, principalmente nas copas da mata alta. Mas, o fato é que o vi no sub-bosque do capoeirão acompanhando bando misto e a mata nem era tão alta assim.



O porque do apelido de papinho amarelo:



Essa avezinha, apesar de ter distribuição vasta, não é comum ou fácil de se ver. Inclusive sua classificação, em qual familia a ser enquadrada, até hoje suscita duvidas, razão pela qual o CBRO - Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, colocou-a  na categoria de Incertae sedis, indicando com isso, que sua classificação em    meio às aves continua incerta. Antes já foi considerada como um Piprideo, mas os ornitólogos não tiveram um consenso e por causa disso as dúvidas continuaram, levando SICK (1997) a inclui-la na familia Cotingidae. Agora, pelo visto as dúvidas permanecem, mas enquanto isso, vamos continuar apreciando sua beleza e sua singularidade de comportamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!