A Águia chilena Geranoaetus melanoleucus é um espetacular accipitrideo de grande porte, 70 cms de comprimento, envergadura de asas de cerca de 2 metros.No estado do Espirito Santo, temos registros fotograficos para as pedras dos Três Pontões em Afonso Cláudio e nos cinco pontões em Laranja da Terra. Então, Itarana passou a ser o terceiro municipio do Estado a ter registro dessa ave.
Nosso objetivo é relatar registro feito ontem dia 22 de junho, em uma área de apenas 150 metros de altitude, ocupada por campos sujos e pastagens. Bem verdade que nos morros próximos podemos encontrar pedras que poderiam ser usadas pela águia, mas o fato é que foram vistas sobrevoando regiões campestres.
Vimos dois individuos, talvez em casal. As aves estavam voando a média altura, mas começaram a voar em circulos e ganhando altura até quase desaparecer no céu, de tão alto.
O local que as águias sobrevoavam, são esses carrascais na foto acima e na foto abaixo:
Talvez Geranoaetus esteja expandido sua área de dispersão aqui no ES!. Somente o tempo confirmará ou não essa premissa, porém, é certo que essas aves se reproduzem na serra dos Três Pontões, quando tem criado sempre dois filhotes por ano. Como são aves grandes, a pergunta que comumente se faz é para onde vão os filhotes quando adultos? Isso por que os pais, a certa altura, expulsam os filhos dos arredores. No território da pedra, então, deduz-se que somente se admite a existência de um casal adulto. Resta então, reponder onde os filhotões vão morar. Com uma mehor observação e acompanhamento de nossas aves será possível responder a essas questões e outras ligadas ao "modus-vivendi" dessa ave tão espetacular! Porém, é digno de registro que a área onde foi vista agora, está a apenas 25 kms. das duas pedras citadas como habitat da águia. Poderia indicar então, uma extenção do território de caça. Mas como disse, somente o tempo e mais observações nos darão mais certeza nas respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!