Translate

quarta-feira, 14 de março de 2012

AS AVES DA SERRA DO LIMOEIRO

Localizada no municipio de Itarana e Santa Maria de Jetibá, a serra do limoeiro é uma imponente cadeia granitica de montanhas. Apesar da utilização agricola, a região mantém uma boa quantidade de remanescentes florestais da mata atlantica, destacando-se elementos de climas mais amenos. O local dessas fotos fica a 650 metros de altitude, em uma das várias matas fragmentadas que existem na serra. Essas matas na verdade estão transformadas em capoeirões, ainda contando um bom número de árvores emergentes altas. Mesmo não ocupando uma área vasta, esses remanescentes são muito importantes para a conservação da fauna. Isso  porque atravessam morros inteiros, com uma faixa as vezes larga as vezes estreita  mas sempre continua  ou emendando-se nos topos dos morros. Nessa mata, p.ex., nesse domingo, ouvimos os macacos barbado Alouatta  fusca  eo os guigós Callicebus personatus vocalizando nas encostas, uma prova da riqueza da fauna. Vamos às fotos de algumas espécies de aves. Começando  com a número 1, a espécie  que consideramos a "mais importante" da excursão, por ser vulnerável e endemica da mata atlantica, o rabo-amarelo:

                                     Tripophaga macroura:



aqui a ave fazendo acrobacias  para perseguir insetos na folhagem, seu alimento,


Esta  foto a seguir, foi colocada na página da espécie  no Wiki-Aves: http://www.wikiaves.com.br/rabo-amarelo

Acima, a choquinha de peito- pintado, a Dysithamnus stictothorax interessantissimo papa-formigas do interior da mata e que vocaliza muito.



O cabeçudo o Leptopogon amaurocephalus



Outra choquinha, incrivel pela vocalização incansável, sempre um Ti-Tui periodico, também florestal.
Drymophila ferruginea:

 Arapaçus são espécies florestais e muitos acompanham bandos  mistos. Foi o caso desse arapaçu-rajado, o Xiphorhynchus fuscus:


Várias  outras espécies  ouvimos a vocalizar, gravamos seus cantos mas não conseguimos fotografar. Algumas delas: Pyriglena lecoptera; Mackenziaena severa; Poecilotriccus plumbeiceps;Crypturellus obsoletus  entre  outras e as fotos  ficarão para  outras visitas,

Um abraço a todos amigos visitantes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!