Translate

domingo, 11 de março de 2012

NYCTIBIUS GRISEUS (Mãe-da-Lua): encontro em Itarana.

Na  noite de 10 de março, atendendo convite do Cesar, fomos por volta das 19,30hs. até a lagoa, área inundada em sua propriedade no municipio de Itarana, onde dias atrás  ele tinha ouvido o cantar do mãe-da-lua. Como se trata de uma ave dificil de se registrar e de comportamento  muito bizarro e caracteristico, lá  fomos  à procura da Ave. Essa, só  podia ser  notada  pelos  seus  olhos. Na escuridão  o vermelho dos olhos  pareciam dois pequenos faróis. Chegar ao local não foi fácil. Na beirada da lagoa, tomada pelo capim brachiaria e por moitas de taboa, a ave empoleirou  em um tronco e lá permanecia quieta. Vez por outra voava para uma estaca próxima e logo depois voltava. Aí foi que descobri a razão de permanecer naquele local: a enorme abundancia de moscas e insetos noturnos!. A quantidade de pequenas  moscas era tanta, que podiam ser pegas com a mão e chegavam a entrar nas narinas fazendo-nos tossir. Com a lanterna encima da ave ela não voava. Parecia  que ficava paralisada nos esperando e fitando e encantada! Certamente ela estava  ali para se alimentar daquelas  moscas, tão abundantes. A chegada à noite até o local foi uma aventura, pois fomos acompanhados pelas moças Ana, Diná e Tatiana  e houve  muitos atolamentos na lagoa inundada de capim!

LUA  CHEIA? Não, é um dos olhos do mãe-da-lua  visto de  longe, antes de se divisar a ave.


A mãe-da-lua, de longe, pousada na estaca espreitando as nuvens de moscas!


a foto, aumentada, para maior detalhe:


Os  olhos, uma visão binocular:



Reparem  o tamanho dos  olhos e  o bico, fino e um pouco torto!

Aqui, ela em uma postura tradicional, assentada no toco, por essa razão, seu apelido na região é EMENDA-TOCO, de fato, estava emendando o toco.



Essa ave é mesmo extraordinária e curiosa. Mas  pelo que se sabe, é dificil de ver e registrar  mas não é rara. Pelo menos essa espécie griseus.
a
Essa espécie de mãe-da-lua, o Nyctibius griseus, tem um comprimento médio de 40 cms. e ocorre no Brasil inteiro. Temos  mais  três espécies de mãe-da-lua, entre elas a mãe-da-lua gigante, que chega a medir 55 cms de comprimento. O nome indigena é Urutau, que significa "Ave-fantasma", isso devido a seu canto lamentoso e profundo que realmente assusta a quem não o conhece. Na região de Itarana, confirmamos agora, essa ave habita há bastante  tempo, pois nos idos de 1994 tivemos conhecimento de uma que nidificou na propriedade do Cesar, tirou o filhote  que ficou famoso e foi visitado por uma multidão de curiosos em romaria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!