Uma pequena colônia de Garças grande, Ardea alba e, também de algumas garças vaqueiras, Bubulcus ibis, estabeleceu-se nas arvores do mangue, bem de frente minha varanda, no bairro de Jardim da Penha em Vitória- ES. Primavera é uma época em que as aves estão nidificando e, havendo condições mínimas para executar essa tarefa, mesmo que dentro de um centro urbano, elas seguem a natureza. Apesar de ser uma ave predominantemente insetívora, Bubulcus ibis, a Garça vaqueira também se alimenta de moluscos, crustáceos, etc. Enquanto a Garça grande possui alimentação mais diversificada, já tendo sido fotografada capturando insetos, pequenos sapos e até pássaros. Mas seu alimento principal são peixes.
Não é possível chegar perto da colônia, devido a distância e outros obstáculos, e por essa razão, as fotos não ficaram boas, mas confirma-se realmente tratar-se da Ardea alba e algumas Bubulcus.
Também pudemos observar que alguns ninhos estão com ovos, como esse ai, quando a ave procurando uma posição de descanso, nos permitiu a visualização. Postura de três ovos de cor azul claro com tons de verde;
As garças, principalmente a grande, Ardea alba, já foram muito perseguidas por causa de suas penas que eram usadas para confecção de chapéus e adornos. Passada essa moda, as populações se recuperaram e hoje, as duas espécies são cosmopolitas, habitando o mundo inteiro. Cessou a ameaça de extinção e a prova disso são essas aves se aproximando e construindo colônias de ninhos até dentro de cidades!
Muito obrigado, pessoas que nos visitam!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!