Fotografamos hoje, 17.07.2024, um exemplar jovem da Garça azul, Egretta caerulea, forrageando na Ilha do Boi, em Vitória.
Curioso a plumagem dos jovens dessa espécie, que, na idade adulta, são totalmente azuis ou cinzentas ardósia.
Estava se alimentando nas pedras da ilha, local muito habitado por caranguejinhos, minhocas de praia, e outros pequenos seres que habitam esses lugares da maré, e que ficam muito expostos por ocasião das marés baixas.
Nesse caso, sua plumagem totalmente branca chama a atenção. Os mais apressados podem pensar tratar-se da Garça branca pequena, Egretta thula, mas, com um pouco de paciência, podemos ver as diferenças.
A mais visível é o colorido das pernas, já que E. caerulea as possui de cor verde, enquando a E. Thula as tem de cor escura ou preta.
Aqui a Garça branca pequena. Além do colorido das pernas, podemos observar também algumas diferenças no cerume dos bicos e na cor destes.
Os bicos da Garça azul, também são mais azulados e de ponta negra.
Um adulto plenamente desenvolvido. A cor azul adquire também tons de ardósia e roxo.
Completando assim a transição de sua plumagem.
Fica registrado, tratar-se de uma das grandes variações de plumagem em conformidade com a idade. da ave.
No individuo sub adulto, o branco da plumagem vai paulatinamente se transformando do branco para o azul, apresentando a ave, essa faze, uma curiosa mescla de tons claros e azuis.
A Garça branca pequena, Egretta thula, também é um pouco maior que a garça azul. Segundo o Wiki Aves, a Egretta caerulea, "chega a medir" 52 cm. de comprimento, podendo, então, apresentar indivíduos menores que essa medida. Já a Garça branca pequena, mede de 54 a 66 cm. de comprimento.
Agradecemos às pessoas que nos visitam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!