Translate

terça-feira, 2 de julho de 2024

ALGUNS REGISTROS BELISSIMOS EM SINOP

 Algumas aves são simplesmente incríveis e que nos fascinam seja pela beleza, ou por alguma de suas características incomuns.

Deixamos para o final, postagens sobre nossa excursão a Sinop, com o relato de alguns registros não usuais e que nos encheram de alegria nessa linda excursão.


Todas saíras de sete cores são, naturalmente, lindas! Porém, creio que nesse particular nada supera a Sete cores da Amazônia, Tangara chilensis! Não se sabe a razão desse nome cientifico pois essa linda saíra nunca foi vista no Chile e nem teria como, dado suas exigências ecológicas!

Trata-se de um pássaro que mede em média 12 a 13 cm de comprimento e é, como se vê na foto acima, multicolorido!

Sua voz é um assobio finíssimo, e reproduzida em um play back faz com que a ave venha procurando o chamado. É comum nas bordas da mata, podendo ser vista se alimentando de pequenos frutos ou então, também insetos. Presente na maior parte da Amazônia brasileira e em todos países amazônicos!



  Outro registro fantástico que fizemos em Sinop: a Murucututu, Pulsatrix perspicillata. Os maiores exemplares, tanto machos quanto fêmeas, tem um comprimento que chega a alcançar 52 cm. É um corujão bastante ativo, que preda desde grandes insetos até outras corujas. Parece sofrer menos com o desmatamento embora seja uma espécie dependente da floresta, principalmente para nidificar. Apresenta o padrão de tamanho da Murucututu de barriga amarela, Pulsatrix koeniswaldiana. Em algumas matas, principalmente na mata atlântica do nordeste, as duas corujas podem habitar a mesma mata.

Esse exemplar foi fotografado em nosso primeiro dia em Sinop, logo após o crepúsculo, com a ave saindo do esconderijo para caçar. Não é rara, mas devido seu porte, e a perseguição, tornou-se escasso em muitos locais.

Muito obrigado, as pessoas que nos visitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!