Translate

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Novos registros da Saracura do mangue em Vix!

 Um dos poucos locais em que temos localizado Aramides mangle, a Saracura do Mangue, é justamente no manguezal contiguo ao Campus da UFES- Universidade Federal do Esp. Santo. No ultimo mês, essa ave, normalmente muito arisca, tem aparecido com alguma frequência em certos locais da UFES.

Temos acompanhado seus hábitos, para, quem sabe, estudar seu comportamento quando na época de nidificação. Inclusive, vimos dois indivíduos algumas vezes.

Neste post publicamos mais algumas fotos dessa saracura.

Aramides mangle é muito parecida com a Saracura dos três potes, apresentando, porém, algumas diferenças, como p.ex., a garganta de cor canela. E a nuca de cor cinzenta. Também possui a base do bico de cor vermelha.











Apesar de citada como própria do manguezal, essa saracura já foi registrada mais para o interior do continente. Tanto nas matas humidas do litoral, como em outras formações vegetais e até mesmo em plantações de café.

Foi observado que ela, nas partes interioranas do continente, longe dos manguezais, tem sido bem registrada em cafezais (?). Não se sabe ainda, a razão dessa predileção.




Essa é uma das fotos dessa saracura que nos surpreendeu. Já tínhamos visto muitas fotos da ave caçando ou percorrendo o solo. Mas ainda não há tínhamos visto empoleirada, fato que ocorreu nesse dia, com a ave ficando pousada por minutos nesse galho a um metro do solo.







Agradecemos às pessoas que nos visitam!



 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!