Translate

segunda-feira, 24 de abril de 2023

O Maçarico branco, Calidris alba, na Ilha do Boi.

 Calidris alba, o Maçarico branco é uma ave migratória, da família Scolopacidae, visitante do hemisfério norte, viajante de longas distâncias, que podem variar entre 4.800 a 16.000 quilômetros! Segundo o Wiki Aves, costuma chegar na América do Sul em fins de agosto ou inicio de setembro e ficando até o começo de abril.

Nessa matéria, noticiamos a permanência de um grupo de 13 maçaricos brancos, por um período de vinte dias na Ilha do Boi aqui em Vitória. Pelos nossos dados, percebemos que ficaram forrageando na Ilha do Boi, pelo menos entre os dias 21 de março até o dia 10 de abril. Foi a maior colônia desses maçaricos registrada no Wiki Aves, se comparada com outros anos. Apenas duas fotos em 2022, nove fotos em 2021, oito em 2019. O período de visita, penso que coincidiu com outros anos, pois no outono, época em que os maçaricos estão se preparando para voltar ao hemisfério norte, a data de 11 de abril foi a mais avançada.

Apresentamos algumas fotos desse grupo de maçaricos, que, devido à proximidade, nos permite treinar e tentar aperfeiçoar nossas fotos.


Foto tirada no dia 26-3-2023, com a ave forrageando.

Na Ilha do Boi, os maçaricos se alimentam nas pedras úmidas onde se encontram muitos animalejos desses locais, como caranguejinhos, tatuís, e pequenos vermes.





Trata-se de um maçarico pequeno, 18 a 20 gramas, e o nome de maçarico branco advém de sua cor esbranquiçada.








Fotos do dia 10 de abril de 2023:

O Maçarico branco apresenta alguma semelhança com o maçarico rasteirinho, Calidris pusilla, mas este, é menor, 15 cm de comprimento, e importante: o Maçarico branco é o único do gênero Calidris a não possuir o dedo traseiro.

Fato esse que pode ser visualizado nessas fotos.








 

Grupo de três Calidris alba, voando de uma pedra a outra na Ilha do Boi.















Agradecemos às pessoas que nos visitam!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!