Translate

quinta-feira, 16 de abril de 2020

O BEM TE VI GAGO!

História de bem-te-vi
                                                                       Cecília Meireles
Com estas florestas de arranha-céus que vão crescendo, muita gente pensa que passarinho é coisa só de jardim zoológico; e outras até acham que seja apenas antiguidade de museu. Certamente chegaremos lá; mas por enquanto ainda existem bairros afortunados onde haja uma casa, casa que tenha um quintal, quintal que tenha uma árvore. Bom será que essa árvore seja a mangueira. Pois nesse vasto palácio verde podem morar muitos passarinhos.
Os velhos cronistas desta terra encantaram-se com canindés e araras, tuins e sabiás, maracanãs e “querejuás todos azuis de cor finíssima…”. Nós esquecemos tudo: quando um poeta fala num pássaro, o leitor pensa que é leitura…
Mas há um passarinho chamado bem-te-vi. Creio que ele está para acabar.
E é pena, pois com esse nome que tem — e que é a sua própria voz — devia estar em todas as repartições e outros lugares, numa elegante gaiola, para no momento oportuno anunciar a sua presença. Seria um sobressalto providencial e sob forma tão inocente e agradável que ninguém se aborreceria.
O que me leva a crer no desaparecimento do bem-te-vi são as mudanças que começo a observar na sua voz. O ano passado, aqui nas mangueiras dos meus simpáticos vizinhos, apareceu um bem-te-vi caprichoso, muito moderno, que se recusava a articular as três sílabas tradicionais do seu nome, limitando-se a gritar: “…te-vi! …te-vi”, com a maior irreverência gramatical. Como dizem que as últimas gerações andam muito rebeldes e novidadeiras achei natural que também os passarinhos estivessem contagiados pelo novo estilo humano.
Logo a seguir, o mesmo passarinho, ou seu filho ou seu irmão — como posso saber, com a folhagem cerrada da mangueira? — animou-se a uma audácia maior Não quis saber das duas sílabas, e começou a gritar apenas daqui, dali, invisível e brincalhão: “…vi!  …vi! …vi! …” o que me pareceu divertido, nesta era do twist.
O tempo passou, o bem-te-vi deve ter viajado, talvez seja cosmonauta, talvez tenha voado com o seu team de futebol — que se não há de pensar de bem-te-vis assim progressistas, que rompem com o canto da família e mudam os lemas dos seus brasões? Talvez tenha sido atacado por esses crioulos fortes que agora saem do mato de repente e disparam sem razão nenhuma no primeiro indivíduo que encontram.
Mas hoje ouvi um bem-te-vi cantar E cantava assim: “Bem-bem-bem…te-vi!” Pensei: “É uma nova escola poética que se eleva da mangueira!…” Depois, o passarinho mudou. E fez: “Bem-te-te-te… vi!” Tornei a refletir: “Deve estar estudando a sua cartilha… Estará soletrando…” E o passarinho: “Bem-bem-bem…te-te-te…vi-vi-vi!”
Os ornitólogos devem saber se isso é caso comum ou raro. Eu jamais tinha ouvido uma coisa assim! Mas as crianças, que sabem mais do que eu, e vão diretas aos assuntos, ouviram, pensaram e disseram: “Que engraçado! Um bem-te-vi gago!”
(É: talvez não seja mesmo exotismo, mas apenas gagueira…)
Texto extraído do livro Escolha o seu sonho;Rio de Janeiro:Record, 2002, pág. 53.
Publicado em CrônicasEstante de literatura | Com a tag Cecilia MeirelesCrônicas

NOTA DO BLOG: "O Bem te vi não está por acabar" não é ameaçado, é um dos pássaros mais comuns deste pais. E muito obrigado às pessoas que nos visitam!

Um comentário:

  1. Olá José,
    Bom dia tudo bem? Me chamo Flávia Chaves, sou bióloga, ornitóloga e atualmente estou no ES fazendo pesquisa científica. Estou entrando em contato porque vi uma foto sua no wikiaves de Crypturellus parvirostris (WA2368833) e, gostaria de saber se você me cederia a foto para eu colocar em um guia de fauna que estou elaborando para uma termelétrica no Ceará. O guia não será vendido mas está sendo elaborado para divulgação da fauna local para os funcionários da UTE e escolas no entorno. Fico no aguardo de um retorno. Meu contato é (21)967789993.
    Desde já agradeço a atenção, parabéns pelo blog, cada foto linda e principalmente pela divulgação de nossa biodiversidade. Muito bacana!
    Cordialmente, Flávia

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!