Translate

segunda-feira, 10 de junho de 2019

PERSONAGEM DO DIA: O BACURAUZINHO DA CAATINGA.


A  Caatinga é a denominação usual que se dá à vegetação semi-árida do Nordeste do Brasil. Foi lá, que foi registrada pela primeira vez, em 1825 por Vigors, a espécie que viria a ser conhecida  como  o "Bacurauzinho da caatinga". Nyctidromus hirundinaceus, de fato, aprecia os campos de vegetação baixa, com solo pedregoso e seco. A palavra Caatinga, é oriunda da língua indígena Tupi e significa "mata branca", ou seja, uma mata rala.

Posteriormente foi descoberto que esse Bacurauzinho não é exclusivo da Caatinga, existindo até mais ao sul, em regiões já sob o domínio de clima mais úmido como na Mata Atlântica. Mas, manteve-se fiel aos locais onde gosta de ficar e se sente bem: locais secos, e pedregosos sob rochas, muitas vezes ao lado de vegetação de cactos, aliás, como é comum na caatinga. Nesses locais, no chão, sua camuflagem fica quase perfeita. O caminhante distraído corre o risco de atropelar uma dessas avezinhas. Antes mesmo do anoitecer essa ave já começa suas atividades, voando erraticamente de um lado a outro.

No dia de ontem, domingo 9 de junho, o COA/ES Clube de Observadores de Aves do Estado do Espirito Santo organizou um lindo evento de confraternização entre seus membros e tivemos a oportunidade de encontrar esse bacurau mais uma vez. Já o tínhamos registrado na Serra dos Três Pontões, município de Afonso Cláudio neste Estado. O Bacurauzinho foi mesmo, O Personagem do dia, para muitos birders novatos que não o conheciam!


Os registros do município de Afonso Cláudio neste estado do Esp. Santo, provavelmente são os registros mais austrais da espécie, até o momento. Nessa foto, ao lado, observar que, aparentemente a ave mudou a cor de sua plumagem. estando aqui mais escura que as fotos abaixo!


















Ao se espantar o Bacurauzinho sempre voa para próximo e termina por voltar ao local de origem.













 A camuflagem desse hirundinaceus dificulta muito o caminhante conseguir vê-lo. O curioso é que sob o substrato mais escuro, sua plumagem também fica mais escura e sob o substrato mais claro como nesses fotos, adquire essa coloração mais clara!

Aparentemente, apesar de habitar locais restritos conforme suas preferências, esse Bacurauzinho não está ameaçado de extinção! Ontem pudemos ver nessas rochas, uns três indivíduos e isso antes do meio dia!












Segundo o Wiki Aves ( http://www.wikiaves.com.br/wiki/bacurauzinho-da-caatinga) , um dado interessante sobre a alimentação desse bacurauzinho, é que ele voa com a boca aberta, assim, capturando grande quantidade de insetos sem muito esforço!.




Sua plumagem é muito bonita, com as típicas manchas brancas nas asas, visíveis quando voa.











MUITO OBRIGADO AMIGAS E AMIGOS VISITANTES!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!