Translate

domingo, 2 de junho de 2019

ENCONTRO COM O GAVIÃO-PATO!


Durante o BIG  DAY  2019, NA RNV- Reserva Natural da Vale, no município de Linhares neste Estado, tivemos o privilégio de observar um individuo de Gavião Pato, Spizaetus melanoleucus, planando baixo sobre a floresta. Durante muito tempo, esse Gavião foi dado como ameaçado de extinção. O próprio SICK, na Ornitologia Brasileira, informa  sua ocorrência no “Brasil em ocorrências esparsas, sendo encontrado inclusive no sul do país”. Com o crescimento da plataforma WIKI AVES, (www.wikiaves.com.br), verificou-se que esse Gavião era menos raro do que se imaginava. Não se encontra seriamente ameaçado, sua raridade é um fato natural. Temos observado que entre os gaviões de penacho, as “águias americanas” citadas por SICK, o Gavião Pato é o segundo mais encontradiço, logo depois do Gavião Pega-macaco, Spizaetus tyrannus. O Gavião pato, dentro do grupo dos gaviões de penacho, é o menor deles. Comumente mede cerca de até 61 cm e pesa até 800 gramas.  . O WA  fala que mede entre 51-61, Cm pensando entre 700 a 800 gramas .Destaca-se que a fêmea nessa espécie, é bem maior que o macho. O que pode indicar tratar-se de espécie bem agressiva.








Seu comportamento de caça é um verdadeiro espetáculo da natureza. Já tivemos oportunidade de acompanhar essa atividade na localidade de Chaves, município de Santa Leopoldina neste estado do Espirito Santo. Aproveitando as correntes térmicas, a ave inicia um voo lateral em forma de círculos largos que vão subindo gradativamente até alcançar grande altura. Então, lá de cima, deixa-se despencar encima das copas da mata, onde pode surpreender alguma presa. O desenho de seu corpo, indica não ser ave do interior da mata, antes um planador com boa capacidade de caçar. Suas asas largas e compridas assemelham-se às asas de urubus com primárias abertas. Porém, sua cauda longa mostra que também pode efetuar manobras em vegetação fechada. Esse formato pode favorece-lo nos locais onde habita. Normalmente na .beira de matas.

Vimos relatar o registro dessa belíssima águia, sendo perseguida por um individuo do Gavião- Urubu,  Buteo albonotatus,   nos ares da Reserva da Vale:





Aparentemente, as aves se ignoravam.





subitamente o Gavião urubu iniciou o ataque contra o Spizaetus.

















Depois de algum tempo, as aves se afastaram, terminando o desentendimento,











Muito obrigado, amigos e amigas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!