Translate

segunda-feira, 9 de abril de 2018

DOMINGO DE PASSARINHADA


Domingo 08 de abril, dia de sol e temperatura agradável, dirigi-me à ilha do Boi, local de muitas passarinhadas aqui em Vitória, e onde já observamos muitas aves interessantes, principalmente maçaricos migratórios!




























Vista da entrada da baía de Vitória nesta manhã de domingo, com a Terceira Ponte ao fundo. Foto tirada da Ilha do Boi, as pedras na parte baixa da foto ocupam área extensa contornando toda a ilha e é onde as aves marinhas habitam.

Nessa passarinhada não localizamos nenhuma ave "nova para o lugar. São os conhecidos habitantes já fotografados, mas, como suas belezas estão sempre renovadas, julgamos que devemos também renovar nossas fotos! É um tributo a essas aves especiais!


Eles são  os mais antigos e loquazes inquilinos da Ilha do Boi.
Existe uma colonia grande de Piru-pirus, Haematopus palliatus, que residem no lugar. São mais de 50 aves que além de sua beleza, animam os arredores  com seus cantos cheios de alegria e jovialidade!






As graciosas Batuíras-de-bando, Charadrius semipalmatus  são numerosas e frequentes habitantes do lugar.

Nessa manhã ensolarada, um casal me surpreendeu bastante! Vocalizando muito, parecia se preparando para nova nidificação! Mas não tive essa confirmação.





Deve ser lembrado, que inclusive, essa é a plumagem da época reprodutiva da batuíra! 

A ave vocalizava muito chamando sua companheira e aninhava-se na saliência da pedra como se procurasse lugar confortável para  chocar os ovos!.



 Como a companheira não atendia, o jeito era tentar de novo e saindo do leito!
De novo tentando! Mas depois de esperar um bom tempo, n~´ao fiquei certo de que a ave pretendia construir o ninho.













Esse é nosso velho conhecido. Trata-se do Maçarico pintado, Actitis macularius. Muito gracioso, esse maçarico possui o curioso hábito de andar  com o "freio de mão" puxado! Isto é, está sempre em um movimento de vai-vem.
Em outras ocasiões, já dissemos que esse maçarico é o primeiro que chega em Vitória e o ultimo a ir embora. Ele é bem comum aqui em Vitória mas não podemos nos esquecer, que é um maçarico totalmente migratório. Ele se reproduz na América do Norte e passa o inverno na América do Sul. Esse aí da foto, por exemplo, está com a plumagem nupcial quase já totalmente formada!


Como ele nidifica no verão da América do Norte, e faltando apenas dois meses para isso, é natural que já esteja se preparando para os namoros!











Alimenta-se de quaisquer animalejos que encontrar dentro d'Água! e é bem eficiente nessa tarefa de buscar alimentos.














Actitis é de fato, muito gracioso e bastante comum e assíduo aqui em Vix.












Muito obrigado, amigas e amigos que nos honram com suas visitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!