Translate

domingo, 1 de abril de 2018

O PICA-PAU REI, Campephilus robustus..


A família dos Picídeos, Pica-paus, é composta de muitas e variadas espécies! Tem alguns figurões  raros como é o caso do Pica-pau bico de marfim, o Campephilus principalis, o famoso Ivory-billed woodpecker da América do Norte, procuradissimo e cujo status atual é incerto: CR  ou EX ?. No Brasil, nosso maior pica pau também é um Campephilus, no caso, o Pica-pau Rei, por ser considerado o maior pica pau brasileiro, com 36 cm. de comprimento e peso médio de 200 gramas. Campephilus robustus é de fato nossa maior espécie, em um universo de 59 espécies de pica-paus do Brasil.   
                                                                                                                                         
 Campephilus robustus,fêmea, fotografado em um capoeirão (mata secundária degradada) em Sobreiro, município de Laranja da Terra, ES, Brasil.    

É um dos quatro Campephilus do Brasil, e quando comparado ao primo famoso do hemisfério norte, perdemos em tamanho,  pois  o Ivory-billed teria 48 cm. de comprimento(Wikipédia) sendo um dos maiores do mundo! C. robustus é um habitante das matas, mas pode ser encontrado tanto em florestas virgens primárias quanto em matas secundárias e no caso desta postagem, temos fotos dele em capoeiras bem degradadas, indicando ser uma espécie adaptável a alterações no ambiente, o que não parece ser o caso do Ivory-billed, que estaria ameaçado ou já extinto justamente por não ter essa plasticidade de adaptar-se a um meio alterado pelo homem!        

                          
  Ao lado,  um individuo macho, que acompanhava a fêmea da foto acima, quando mudou de árvore. Esse Pica pau é muito potente! Geralmente ele dá duas fortíssimas marteladas no tronco da árvore procurando perturbar e desalojar os insetos para então se aproveitar e comer o banquete! Muitas vezes explora cavidades difíceis de se alcançar.   






Esse post é para colocar lado a lado o Dryocopus da ultima postagem e essa do Rei. Como birder, eu acho curioso que em um local como Sobreiro,de matas degradadas, mo máximo capoeirões, seja habitado por esses dois que estão entre os maiores pica-paus do Brasil!  A explicação para isso, talvez  seja a composição dessas matas remanescentes! Não são matas secundárias novas! São matas secundárias onde ficaram muitas árvores remanescentes da mata original. Essas, são árvores velhas e carcomidas onde os pica-paus não só procuram e acham comida como podem escolher buracos para seus ninhos! Talvez esteja aí a razão de ainda serem encontrados nesses lugares!    

                                                    Ao lado, uma foto de uma fêmea vista também em Sobreiro, em outro capoeirão, e explorando a árvore conhecida como Cascudeira a Cordia  sp.











                                                                                                        Mapa de registros do Campephilus robustus, retirado do WikiAves:http://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_pica-pau-rei.

Pode ser notado a grande quantidade de registros na região SE, na Mata Atlântica   do Brasil.    









Agradecemos às pessoas que nos visitam!                                  


                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!