Translate

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Mais uma Ave para o Espirito Santo: O GAVIÃO de sobre Branco.

O Gavião de sobre branco, Parabuteo leucorrhous, é o mais novo registro fotográfico inédito para o Estado do Espirito Santo. Trata-se de um "gaviãozinho", tamanho pequeno, regulando com o de um pombo, cerca de 35-40 cm de comprimento. de cor negra, com olhos cor alaranjada intensa. Um dos sinais mais importantes na identificação desse gavião é a área do uropígio, a região do "lombo" da ave, que nesse gavião é totalmente branca. Daí o nome de gavião de sobre branco. O registro desse gavião foi algo bastante inédito pois não era citada na literatura de aves  como ocorrendo no Espirito Santo. Por exemplo, SICK, em sua clássica obra sobre as aves brasileiras, Ornitologia Brasileira, cita esse gavião como habitante das montanhas do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, Argentina, Paraguai e também nos Andes.

Mapa de ocorrência da espécie, segundo registros na plataforma Wiki Aves:




Mapa retirado do WA :http://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_gaviao-de-sobre-branco

Observa-se o pontinho vermelho no sul do Espirito Santo, é o registro mais ao norte desse gavião, o que confirma a importância desse registro!

No momento do registro esse gavião estava na beira da estrada que leva até o acampamento da Macieira, no acesso ao pico da Bandeira pelo lado do Espirito Santo. O registro foi feito próximo à sede administrativa do Espirito Santo, em local de mata de altitude rica em taquaras. O gavião estava espreitando bando de pássaros que se alimentavam na área.

Espantado conosco, o gavião pousou em um galho horizontal de árvore na encosta, quando pudemos identifica-lo prontamente, pela cor da plumagem, os tarsos de leve tom ferrugíneo e o sobre branco. Infelizmente não nos deixou fazer as fotos e desapareceu no meio da folhagem. Fomos procurá-lo, e as colegas Celi Aurora e Aninha Delboni, demonstrando perspicácia e habilidade conseguiram fazer fotos e documentar esse importantissímo registro. Fica demonstrada assim, a grande riqueza do maciço do Caparaó, local onde ainda se pode fazer registros inéditos e importantes. Interessante a confirmação de alguns dados de SICK, como o fato dessa ave habitar regiões montanhosas, local onde foi encontrado no Caparaó.

Abaixo das duas fotos do Espirito Santo, postadas no Wiki Aves:

http://www.wikiaves.com.br/1829079&p=1&t=c&c=3202009&s=10227

http://www.wikiaves.com.br/1829069&t=c&c=3202009&s=10227&p=1

um abração a todas as pessoas que nos visitam, interessadas em nossa belíssima e fantástica avifauna!









2 comentários:

  1. Estive aqui visitando seu blog.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho.
    Varly Braghieri (passarinheira amadora)

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!