Translate

domingo, 15 de dezembro de 2013

O MÃE-DA-LUA PARDO Nyctibius aethereus


A família Nyctibiidae, onde estão inseridos os mães-da-lua ( também chamados de Urutau, chora-lua, etc.) é uma família de aves neotropicais muito caracteristica e original. Possuem em comum seus hábitos bizarros e um comportamento bastante diferenciado e carateristico das espécies dessa família. Assim é que mães-da-lua possuem vocalizações assustadoras! Sua vocalização pode ser ouvida pela gravação depositada no site Wiki Aves: http://www.wikiaves.com.br/1047684&p=1&tm=s&t=s&s=10537. Plumagem mais ou menos parecida e em cores discretas para que possam exercer bem sua principal defesa: a mimetização! Trata-se de um mecanismo de defesa surpreendemente avançado e eficiente nas matas da América do Sul e outras mais ao norte.


Essa espécie é considerada rara e para se ter uma noção da importância de seu registro, informamos que no site Wiki Aves, constam apenas 5 localidades para a região  SE e 10  para toda a Amazônia o que mostra o quão é difícil encontrar essa ave e dá bem a medida da importância do registro.

Essa mãe da lua é ave florestal. Ao contrário da mãe da lua comum que habita áreas de campos e capoeiras, a mãe da lua parda até hoje só foi vista em matas altas.

A ave que registramos  foi vista empoleirada no toco de árvore a cerca de  10 metros de altura e essa árvore localiza-se em área de mata secundária já em adiantado estágio de regeneração. Foto da localidade:



A principio a ave estava sendo identificada como  mãe-da-lua comum, o Nyctibius griseus. Posteriormente, pelo  porte da ave, bem maior  que o griseus, a identificação foi corrigida  para Nyctibius aethereus.




Nessa foto acima é possível ver um dos principais sinais de identificação dessa ave, o comprimento da cauda que é superior ao comprimento das asas quando fechadas. Para terminar o relato, um fato curioso foi o aparecimento de uma  jararaca Bothrops jararaca que notando nossa presença ficou nervosa.



Terminamos o relato mandando um abraço para as pessoas que nos visitam!

Um comentário:

  1. VENHA CURTIR, A PAGINA DO URUTAU MÃE DA LUA VOCES VÃO CONHECER A HISTORIA DO URUTAU É MUITO LEGAL VAMOS JUNTOS NESSA CORRENTE E CONHECER O URUTAU MÃE DA LUA ABRAÇOS https://www.facebook.com/pages/Urutau-Mae-Da-Lua-Ave-Fantasma/120567091459700

    PARABÉNS FOTOS PERFEITAS ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!