Translate

domingo, 25 de dezembro de 2011

OBSERVANDO AVES EM CHAVES =STA.LEOPOLDINA =ES.

Depois de um  longo período sem sair  para observar e fotografar aves, devido às muitas chuvas, hoje, dia de natal  de  muito  sol e calor, resolví  visitar a localidade de Chaves novamente. O local é ótimo para o esporte de observar aves  pois tem muita  mata secundária e é também abrigo de algumas aves raras. Hoje não fotografamos  nenhuma espécie rara,mas fica o registro de espécies  muito  bonitas  que podem ser fácilmente vistas naquelas  matas:

O Furriel, Caryothraustes canadensis apareceu em um bando numeroso, fazendo alarido na copa da mata, percorrendo uma vasta área. Abaixo, o caneleiro castanho, Pachyramphus castaneus.


A ariramba de cauda ruiva Galbula ruficauda:


A saíra de sete cores Tangara seledon, é comum em Chaves. Esta aí, juntamente com outras colegas,se alimentava em uma quaresmeira cheia de frutinho pretos maduros.



De  novo, o Furriel. Como disse, apareceu um bando grande perambulando pelas copas.

Detalhe de uma bromelia em uma árvore.


A beleza das  copas da  mata:


Outras  espécies  que  pudemos registrar: O bico chato de orelha preta. Tolmomyias sulphurescens:


Outra espécie  muito graciosa de nossas  matas, a rendeira, Manacus manacus, também se deliciava com as frutinhas das melastomáceas abundantes em nossas matas.


Então, mesmo não registrando  espécies  raras, a beleza  por se só já vale esses registros! Terminamos desejando a todos  um feliz 2012. E nós, em 2012  esperamos ter saúde e  muitos  clicks para  mostrar  aqui. Em janeiro deveremos retomar  o projeto  ÁGUIA CHILENA.!!

4 comentários:

  1. To dentro do projeto Áduia Chilena>

    Abraços
    Mario Francisco Candeias Dias

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Mário, nesse projeto da águia chilena vamos gastar muito tempo. O Itamar garantiu que são dois os filhotes mas só vimos um. Além de termos de acompanhar os filhotes temos de ver qual é a dieta da águia lá nos três pontões. Se for o pombão da asa branca, tem muita comida! vamos ver. Um abraço e conto com sua colaboração nessas pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Olá José, acompanho as chilenas aqui na região já há mais de duas décadas. Por aqui o pombão (Patagioenas picazuro) é umas das presas mais frequentes abatidas pela espécie. Haviam dois casais que nidificavam em duas áreas diferentes aqui em Lavras, mas de uns anos pra cá apenas um sítio de nidificação permanece ativo. Na maioria das vezes, apenas um filhote nascia ou conseguia chegar a fase jovem, mas houve anos em que o casal obteve sucesso na criação de dois filhotes. Se há uma grande população do pombão por aí, sem dúvida deve figurar como uma das principais presas da chilena por aí também.
    Sou biólogo e também apaixonado por aves de rapina. Desenvolvo um trabalho de levantamento geral de avifauna aqui na minha região - sul de MG,mas sempre que posso mantenho o foco nos rapinantes. Tenho um blog onde às vezes posto alguma coisa, ficarei grato com sua visita: http://lookingfornature.blogspot.com/
    Mas tenho postado meus registros fotográficos de aves de rapina principalmente nos meus álbuns no facebook ultimamente: http://www.facebook.com/kassiussantos/photos
    Sinta-se à vontade para visitar e comentar quando quiser.
    Grande abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Kassius, visitei seu blog e recomendo. E muito bointo e tem matérias incriveis. um abração.

      Excluir

Muito obrigado pela visita e comentário!