Translate

domingo, 15 de janeiro de 2012

O FILHOTÃO DE GERANOAETUS MELANOLEUCUS = TRÊS PONTÕES.

Infelizmente não pudemos acompanhar desde o início  o "bota-fora" dos filhotes da águia-chilena  ou serrana, no ninho ( que não encontramos!) na serra dos três pontões em Afonso Claudio aqui no ES. As fortes  chuvas  nos impediram de ir até  lá e as estradas  também ficaram um pouco complicadas. Finalmente neste  sábado  dia 14.01.2012, estivemos na pousada Cantinho dos três pontões do Itamar e pudemos ver com satisfação  um dos  filhotes, já totalmente empenado, voando e planando  como um adulto. Somente  para relembrar  os detalhes da serra, algumas  fotos mostrando a pedra,  tiradas da estrada que dá acesso a Afonso Cláudio. A pedra, majestosa, é  local de pousada e abrigo dessas águias mas durante o dia elas ficam planando pelos arredores e horizontes longinquos. É como se a pedra   fosse apenas um refúgio, um porto seguro para a espécie. Tanto é verdade que algumas pessoas foram à pousada ver a águia e ela não apareceu nesse dia! Então, essas pedras elevadas são usadas pela águia  como um porto e elas ficam planando e explorando as redondezas. De vez  em quando vão para a pedra e depois somem de novo.




A  plumagem juvenil é diferente, cinzenta e meio amarronzada tendo o papo  meio branco. Itamar nos disse que são dois filhotes  mas  hoje  só vimos  uma.:


De  novo, uma foto do filhotão, desta vez  planando ao lado do urubú de cabeça vermelha, o  Cathares aura:


De  novo  tivemos a sensação de que esta ave  é uma poderosa voadora, pois  vôou para muito longe depois. O filhote  ficou  um  bom  tempo parado no cume da serra e pensamos que estava esperando os pais  trazer algum alimento.


A seguir captamos o momento em que um dos adultos chega à pedra. Infelizmente a foto não ficou nitida, mas é possível ver o pouso. Infelizmente não levou comida para  o filhote  que ficava pedinchando e dava para ouvirmos seu  piado.




Durante  um  tempo  a familia esteve  reunida:


Depois, voaram para  longe. Com um belissímo vô horizontal  planado, até onde alcançamos no horizonte.Segundo o Itamar, são dois filhotes. Só  vimos esse aí mas tomara  que o Itamar esteja com a razão. Itamar contou  que recentemente um dos pais trouxe  uma presa e soltou proximo aos filhotes  para  que terminassem de sacrifica-la e comer. O adulto teve de intervir devido à briga entre os dois. Continuaremos pesquisando e postando aqui fotos e histórias dessa extraordinária ave.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. José Silvério, no dia 15/01/2012, pela manhã, José Ronaldo, Douglas e Eu, subimos a serra de novo, quando saí da matinha e visualizei a torre de rádio, vi o filhotão planando em volta da torre, só que a nuvem estava baixa, e, ele imponente voava no meio da neblina, a foto que fiz não ficou boa, e logo ela se foi, não deu nem tempo de regular a máquina.
    Mesmo assim, a visualizar esse lindo bicho é um momento ímpar, uma emoção muito grande, fiquei muito feliz em ver de perto a Águia-chilena.
    http://www.wikiaves.com.br/550171&t=u&u=9223&p=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Candeias, obrigado pelo comentário. Mas a julgar que que disse, presumo ser o colega M.Dias, eximio fotografo e pesquisador de nossas aves! Espero contar contigo em nosso projeto sobre essa ave espetacular que é a nossa águia serrana ou chilena.

      Excluir

Muito obrigado pela visita e comentário!