Translate

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

O JEQUITIBÁ ROSA em Vitória.

 Descobri com alegria, que uma das maiores, se não a maior, árvore da mata atlântica, o Jequitibá rosa, Cariniana legalis foi usado na arborização urbana de Jardim da Penha, bairro onde moro em Vitória, Espirito Santo, Brasil.

Nessa época do ano, a arvore, bem como o Jequitibá branco, solta suas sementes. Essas sementes ficam dentro de um cachimbinho lenhoso que essas arvores produzem.
E esses dias, percorrendo as avenidas Hugo Viola e Anísio Fernandes Coelho, notei que nos canteiros centrais dessas avenidas, algumas arvores estavam liberando suas sementes e foi então que reconheci essa árvore incrível. Imagino que devem ter sido plantadas por ocasião da fundação de Jardim da Penha, lá pelos idos da década de 1970. Então, essas arvores teriam uns 50 anos! Algumas já alcançam uns 12-13 metros de altura e outras, menores. Mas já exibem seu porte majestoso e na primavera, sua copa adquire um verde de folhas novas, muito bonito! Parabéns para nossa cidade!


Jequitibá na mata atlântica! Uma árvore muito monumental.


Na Avenida Hugo Viola: exibindo já seu porte que será majestoso.


Os pixídios lenhosos onde as sementes ficam armazenadas.


Na Avenida Anisio Fernandes Coelho.


Av. Anisio Fernandes Coelho.

A Lei 6146 do dia 08 de fevereiro de 2000 reconheceu o Jequitibá Rosa, Cariniana legalis., como a arvore símbolo do Estado do Espirito Santo.

ás amigas e amigos que nos visitam: Muito Obrigado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!