Translate

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

PRESERVANDO O NOSSO QUINTAL

 A Rebio Duas Bocas e o IEMA- Instituto Estadual do Meio Ambiente promoveram no ultima sábado dia 2 de dezembro o belíssimo evento  "INCENTIVANDO A CIÊNCIA CIDADÃ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE AVES". 













Aceitamos de imediato esse convite, lembrando que conhecemos essa reserva desde 1986, quando ficamos conhecendo o Sr. Álvaro Ribeiro, um de seus idealizadores.

Apesar do tempo chuvoso, conseguimos boas fotos que passamos a publicar agora:


Saira de Sete cores, Tangara seledon, ave que se tornou até comum em florestas tanto altas quanto secundárias. É abundante na Reserva de Duas Bocas.








Anu coroca, Crotophaga major, também uma espécie comum na reserva.










O Beija flor vermelho, Chrysolampis mosquitus é migratório, e, pela primeira vez foi registrado dentro da Reserva de Duas Bocas. Registramos esse macho jovem.









Celeus flavescens, o Pica pau de cabeça amarela, também é outra ave que escapou das ameaças e vem se tornando cada vez mais encontradiço.










A Choquinha de flancos brancos, Myrmotherula axillaris, um pequeno thamnophilidae comum nas matas de baixada aqui do ES.









O Gaturamo verdadeiro, Euphonia violacea. Grande imitador das vocalizações de outras aves, estava presente.















O Bem-te-vi rajado, Myiodynastes maculatus é ave migratória, aparecendo  nas matas da região sempre no fim do ano.
















A campanha promove o conhecimento e também a valorização da Reserva Biológica de Duas Bocas, com o slogan "Preservando o nosso quintal" .Muito adequado esse titulo, podemos dizer que essa reserva é mesmo "nosso quintal" florestal, localizada a cerca de 35 km. da capital;. Nela ou nas proximidades, temos registro de muitas espécies ameaçadas que encontram refugio dentro dessa reserva.

Mamíferos de grande porte como o Puma, Puma concolor até as grandes aves predadoras como o Gavião Pega macaco Spizaetus tyrannus, ou o Urubu-rei, Sarcoramphus papa encontram refugio nessa reserva.

Quanto às aves, citamos registros de muitas espécies raras e ou ameaçadas como a Araponga, o Sabiá pimenta, o Anambezinho, o Urutau- pardo, o Patinho de asa castanha, a Choquinha-chumbo e a Choquinha-pequena.



Camiseta comemorativa do evento.
























Foto oficial dos participantes ao final do evento.


Muito obrigado às pessoas que nos honram com suas visitas!







5 comentários:

Muito obrigado pela visita e comentário!