Translate

terça-feira, 28 de março de 2023

O gracioso Maçarico pintado, Actitis macularius, em sete fotos!

 Nesse ultimo domingo, dia 26 de março, fomos até a Ilha do Boi, aqui em Vitória, a fim de fotografar aves. O lugar, já várias vezes citado aqui nessas páginas, é muito frequentado por aves marinhas, maçaricos migrantes e algumas residentes como os Pirupirus, Haematopus palliatus. A ilha é componente da ilha maior, de Vitória, que dá nome à cidade, e fica bem defronte ao canal da baia de Vitória, local onde trafegam grandes navios em direção ao Porto.

É uma ilha rochosa, granítica e o encontro dessas rochas com o mar, revestidas com algas, proporciona um bom habitat para muitas criaturas que vivem nesse ambiente como pequenos caranguejos, moluscos, etc. É nesse local que as aves vem forragear. Espécies como os citados Pirupirus, as batuíras de bando, Charadrius semipalmatus, os Vira pedras, Arenaria interpres, e os ,maçaricos migratórios, costumam parar dias e semanas fartando-se com a alimentação abundante.

Nosso objetivo, nesse dia, não era descobrir alguma ave nova, possibilidade sempre existente, mas, rever os amigos de bico e penas e conseguir fotos bonitas. E, creio que consegui com o sempre amistoso Maçarico-pintado, o Actitis macularius. Já comentei que, pelo que observo aqui na Ilha do Boi, esse maçarico é o migrante primeiro que chega e o ultimo a ir embora!

Fotografar aves pode parecer fácil mas não é. O comportamento imprevisível delas, impede o fotografo de ter um roteiro fixo para conseguir fotos muito bonitas. Nesse particular, contamos com a colaboração desse pequeno maçarico pintado. Só lembrando: segundo o Wiki Aves ele mede de 10 a 18 cm.

Esse nosso amiguinho, apesar de rápido e ágil, nos permite variar diversas configurações da câmera, sempre tentando fotos novas e comparando-as. Podemos variar abertura, velocidade, ISO, etc e o maçarico sempre indo e vindo nas pedras. E, proporcionando bons ângulos e cliques!

   Aqui, descansando despreocupado!











Procurando alimento no substrato sempre húmido das pedras.













A busca continua.

















As ondas espumantes são muito bonitas e nessa região das pedras é comum  muitos pequenos animais.












Continuando no trajeto.
















Aqui não foi possível escapar da onda.

Mas gostei da nitidez dessa foto!
















Depois de muito procurar, ele resolveu tentar a sorte do outro lado!

Essa foto ficou ruim, não consegui o foco necessário mas mesmo assim eu a coloco aqui mostrando o voo da ave sobrevoando as ondas que quebram na ilha.









Segundo o Wiki Aves, www.wikiaves.com.br/wiki/macarico-pintado  , 

"É uma ave migratória visitante do hemisfério norte, com reprodução no Ártico, iniciando os movimentos para o sul em junho (Hayman et al., 1986). No Brasil ocupa, sobretudo, os manguezais.  O maçarico-pintado migra durante o dia e à noite. Diferente da maioria das aves marinhas, ele migra sozinho ou em pequenos grupos"

As fotos feitas no Estado do Espirito Santo e postadas no WA, abrangem o período de fins de Setembro até o final de abril, que parece ser o tempo que esse gracioso maçarico fica entre nós.

Agradecemos às pessoas que nos visitam!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!