Translate

terça-feira, 21 de março de 2023

Fotografando Aves com uma câmera compacta!

 Fotografar aves é uma atividade muito lúdica  e uma extensão da observação de aves! Muitos birders se contentam apenas com a observação, o que, por si só, realmente já nos diverte muito. E muitos também, se interessam em aprofundar seu hobby, complementando o binóculo com a câmera fotográfica.

De inicio, sentimos a diferença: somente com o binoculo, estamos à vontade, livres e com pouco peso em nossas excursões. E que excursões! Frequentemente subimos morros, fazemos longas caminhadas, entramos em lagoas, córregos, etc., e, claro, com apenas um binoculo tudo isso fica fácil. 

Quando começamos a iniciar também e concomitantemente, o hobby de também fotografar, somos confrontados com o cansaço e desconforto de carregar equipamentos pesados e passeando pelos mesmos lugares! E por essa razão, muitas vezes, somos tentados a comprar uma câmera compacta, leve e com muitas recursos para essa atividade. Afinal, a indústria tem entregue câmeras cada vez mais sofisticadas e compactas!

Então, de posse de uma compacta de ótima qualidade, apesar de já datada, é de 2012, mas até hoje uma das boas câmeras do mercado, saí de casa disposto a "tirar umas fotos de aves". Certamente já deve ter saído da linha atual da Panasonic, mas, como disse é uma câmera com ótimas características, mesmo até hoje em dia. A principal delas, é poder manter fixa a abertura de F2.8 em toda sua faixa de zoom, que vai de 25 até 600mm. Trata-se da Panasonic DMC-FZ200.

Essa  possibilidade, de manter a abertura em 2.8 mm até em 600mm é fantástica e atrai a curiosidade de muitos. Muitas vezes na fotografia de aves, precisamos dessas aberturas, para fotografar corujas ou aves dentro da mata fechada, onde a luz é escassa.

Para uma comparação do alcance do zoom da Panasonic, vejamos essa imagem ao lado, tirada com a distancia focal comum da câmera, ou seja, os 25mm.

Acima da ponte, podemos ver a figura do Convento da Penha, no município de Vila Velha.

Nessa foto, focando no mesmo assunto, o Convento da Penha, aqui visualizado acima da ponte, é possível ver o alcance desse zoom poderoso, de 600mm.

A qualidade da imagem, certamente não é 100%, tendo em vista esse zoom, mas, assim mesmo, mantem boa qualidade.

Ressalta bastante a grande diferença do foco, 25-600mm, mas, ai vem a pergunta: será possível com aves?


Esse pombo doméstico, Columba livia, estava na Ilha do Boi, a uma distancia pequena, uns 10 metros, mas, creio que a qualidade da foto ficou boa.








figura fácil tanto na Ilha do Boi quanto em nosso litoral, o Sabiá da praia, Mimus gilvus, também foi fotografado a uma pequena distância, cerca de 7 metros.







Faltava foto de aves voando, e esse Piru-piru, Haematopús palliatus, apareceu voando a uma distancia de mais de 30 metros e consegui essa foto aí como a "menos ruim"!.  Digo assim, porque nesse momento senti uma das fraquezas das compactas na comparação com as DSLR: o foco da câmera acompanhar uma ave voando.




 
Depois, visitei a praia de Camburi aqui em Vitória e me interessei por alguns arbustos onde um bando de Bicos de lacre, ou Bombeirinhos, Estrilda astrild, forrageavam nos capins.

A compacta vacilou um pouco para conseguir focar em meio aos capins e consegui essa foto ao lado.









No píer da Iemanjá, vimos essa Garça branca pequena, Egretta thula. Não  conseguimos um foco perfeito, apesar da ave não estar tão longe assim. Talvez devido à luz intensa e difusa no  momento.











Surpreendemos esse Maçarico pintado, Actitis macularius, forrageando em meio às algas e novamente o foco não foi amigável.









Finalizando o tour, vimos esse e  outros indivíduos de Vira- pedras, Arenaria interpress forrageando nas pedras ao lado do mar. Essa foto foi a melhor que conseguimos dessa ave nesse dia.








A experiência desse dia, sair para fotografar aves portando uma compacta e não a DSLR  Canon 5 D MIV, foi interessante, mais ressalto alguns tópicos que observei e faço anotações pessoais e subjetivas. Creio que um fotografo melhor, certamente conseguiria fotos também muito melhores.
As compactas podem sim ser uteis na fotografia de aves, mas, o fotografo não pode perder de vista que se trata de uma câmera com algumas limitações se comparada a um DSLR. a "compactitude" é bonita e muito prática e fácil de se carregar ou guardar, mas dificulta algumas ações como por exemplo:
1- Focar com o visor de uma compacta é uma atividade difícil se comparada a DSLR.
2- Quando a ave estiver voando prepare-se para um exercício de paciência até achar a ave no céu! Ou, quando achar, provavelmente essa ave já estará longe!
3- O balanço ou equilíbrio de branco é muito importante nessas câmeras, pois pode por a perder muitas fotos se não estiver bem ajustado para o momento.
4- Para fotos de aves, muitas vezes precisamos usar o zoom no seu ponto máximo, e aí, vamos gastar um certo tempo até encontrar a ave em seu pouso ou galho. Tarefa essa muito mais fácil com a DSLR.
5- Compactas costumam ser máquinas mais lentas para registrar a foto ou então para manuseio geral entre as telas, como, por exemplo, para alterar configurações das fotos no campo.

Como disse, estas são algumas observações pessoais e algumas pessoas adoram compactas inclusive para fotos de aves.

Muito obrigado pessoas que nos visitam!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!