Translate

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Parabuteo unicinctus o GAVIÃO ASA DE TELHA.

O Gavião asa de Telha, Parabuteo unicinctus é uma espécie de rapinante de tamanho médio, medindo cerca de 48 a 56 cm. A fêmea é um pouco maior que os macho, algo em torno de 20%. O macho pesa cerca de 725 gramas e a fêmea entre 834 a 1.047 gramas (WikiAves). É uma espécie com vasta distribuição geográfica, ocorrendo desde os Estados Unidos até o sul do Chile.

O Parabuteo macho que encontramos, espreitando uma presa do alto de um poste de energia em Manguinhos, município de Serra, Estado Esp. Santo.
















Esse Gavião não é uma espécie rara, porém, também não podemos dizer que seja comum. Na baixada litorânea aqui do Espirito Santo ele é comumente visto.
É um predador versátil e ativo, caçando uma grande variedade de presas. Podem ser aves, cobras, lagartos, pequenos mamíferos até o porte de um coelho, etc.
Um grande diferencial desse gavião é sua capacidade de caçar em grupos, coisa muito rara em aves de rapina, normalmente pouco sociáveis.
Nesse dia, encontramos um casal, que presumivelmente, vão construir ninho nas imediações, visto que a fêmea coletou material para ninho.


A fêmea voando com material, presumivelmente para construir ninho.
















O Casal, na árvore onde a fêmea levou o material para o ninho.
Observa-se que esse é um gavião de pernas altas, conforme o individuo macho, à direita.


A fêmea com o material para construir o ninho.
Curiosidade é que trata-se de árvore situada às margens de rodovia bastante movimentada. Ficamos muito tempo observando e fotografando e o casal não se espantou. Apenas em uma ocasião levantaram voo e começaram a planar pelos arredores, voltando posteriormente à mesma árvore.



 







Esse Gavião possui um porte aquilino, assemelhando, pelo menos seu olhar, ao de águias. Com a localização desse casal e a possibilidade dos mesmos iniciarem a nidificação, devemos voltar ao local para novas observações.

Obrigado pessoas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!