Translate

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Pandion haliaetus, a a Águia pescadora.

A águia pescadora Pandion haliaetus, é, em nosso país, uma ave migratória. Nidifica e passa o verão na América do Norte e no inverno boreal faz verão aqui no sul. Neste ano, já em outubro, nossa primavera e outono na América do Norte, a ave já está por aqui.


























Pandion sobrevoando a ilha do Boi aqui em Vitória,ES, Brasil.

Sua alimentação é basicamente composta por peixes, e aqui na região de Vitória, já observamos essa ave no Parque botânico da Vale, na Lagoa de Juara e no mar, nas praias de Camburi, Ilha do Boi, pieres de Iemanjá e da vale. Já vimos também a ave cuidando de um filhote, apesar de ainda não se confirmar que a ave nidifica por aqui.

De qualquer  forma, trata-se de uma ave poderosa e que logo se faz notar onde quer que apareça!

Águia de bom tamanho, cerca de 57 cm. de comprimento e peso de 1,2 kg., podemos dizer que em termos de peso regula  com o Gavião-pega-macaco Spizaetus tyrannus, apesar de menor em tamanho, pois o Spizaetus mede cerca de 72 cm. as fêmeas.





Estamos na expectativa quanto às aves migratórias que todos os anos aparecem na Ilha do Boi. Hoje, com essa Pandion, podemos dizer  que é a segunda viajante que registramos na temporada, pois, o maçarico pintado Actitis macularius já está  por aqui há alguns dias!











Obrigado, pessoas que nos visitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!