Translate

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Carpornis melanocephala


Carpornis melanocephala, Wied, 1820.

COTINGAS são aves espetaculares!!  Quer pela beleza, quer pelos seus hábitos, essas aves são marcantes onde ocorrem! As cotingas da mata Atlântica brasileira são todos dotados de incrível personalidade e distinção! Mas, o que dizer então dos Cotingas amazônicos?! Uau! O que dizer  do anambé-preto, o famoso Umbrella-bird, o Cephalopterus ornatus? ou do Maú, o famoso pássaro-boi, o Perissocephalus  tricolor? e o Anambé-pombo, o Gymnoderus phoetidus? 

Esqueçamos, por enquanto, esses figurões! Vamos-nos concentrar em um cotinga da mata atlântica, o Sabiá-pimenta, também conhecido como Cochó!  Isso, por causa de seu canto altissonante! Um vozeirão impressionante que ecoa pela mata, impondo silêncio por alguns segundos!!


Carpornis melanocephalus fotografado em 2014, na Reserva Natural da Vale em Linhares.


Essa ave extraordinária é endêmica do Brasil, habitando unicamente as florestas costeiras da mata atlântica da baixada. Ocorre do Paraná até Alagoas, de forma descontinua e por essa razão, é considerada como ameaçada, na categoria VU pela IUCN. A destruição da mata é o maior perigo. Pois esse nosso amigo somente habita o interior das matas altas, sendo exigente, não aceita matas secundárias baixas para morar.

Recentemente, visitando a Reserva de Duas Bocas com minha esposa Aninha Delboni e a amiga passarinheira Celi Aurora, ouvimos novamente o canto espetaculoso desse Carpornis mas não o vimos. Ele se recusou a descer para nos receber! O que me chama atenção, é que conheço esses lugares onde habita há  bem uns 30 anos! Isso  mesmo, 30 anos! e a ave continua  lá, com o mesmo comportamento esquivo. e quase nos mesmos lugares! Vocaliza nas mesmas direções e daí, deduzo duas coisas:  a distância entre cada macho cantor dentro da floresta, é de mais ou menos, uns 500 metros um do outro!  Outra dedução empírica: é um pássaro sedentário! Pois parece não se afastar muito de sua  zona de conforto! E daí outro  perigo: sendo uma ave passeriforme sub-oscine, deve possuir, segundo NOVAES, um cérebro menos adaptável que os oscines. Talvez daí advenha sua vocalização uniforme e primitiva! E talvez, também, devido a essa imutabilidade, esteja de fato ameaçado! Imagine se um incêndio consome essas matas! os coitados, simplesmente não terão nem como fugir e nem para onde ir. Outra dedução importante: conhecendo o local e o morador há 30 anos como falei, provavelmente, os que ouvimos recentemente sejam filhos ou netos dos antigos, indicando maravilhosamente que a ave continua se reproduzindo no local! Portanto, esses bichos nos lembram de nossa enorme responsabilidade na proteção das matas remanescentes! Eu conheço esse Carpornis, da Reserva de Duas Bocas em Cariacica (ES), uma pequena mas longeva e persistente população. Uma boa população na Reserva Natural da Vale, que se prolonga até a Reserva de Sooretama. E uma boa população no Estado de São Paulo, nas matas dos municípios de Tapiraí e Pedro de Toledo, mas provavelmente a área de ocorrência da espécie é bem maior em São Paulo.


Fotografia tirada em 2007 na Reserva de Duas Bocas, quase no mesmo local em que ouvimos de novo o Carpornis agora em Julho de 2018.

















PESSOAL: OBRIGADO PELAS VISITAS E PELAS LEITURAS!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!