Translate

segunda-feira, 16 de julho de 2018

AVES Granivoras de Buenos Aires, GUARAPARI, ES, Brasil.


A cidade de Guarapari é conhecida nacionalmente como um ótimo destino de férias no verão, com praias quentes e maravilhosas. O que muitos desconhecem, é que nesse município encontra-se uma região de serras, com clima mais ameno e com muitos remanescentes florestais da Mata Atlântica.

A localidade de Buenos Aires situa-se a poucos Kilômetros da sede do município e encontra-se em altitude de uns 400 metros acima do nível do mar.
Nada a ver  com a belíssima capital Argentina, apenas pega emprestado o seu nome.

Estivemos lá no sábado dia 14 p.p. observando aves.
Fomos informados de que algumas formações de Taquaras e Taquarussus estavam frutificando e atraindo muitos Sporophilas.

Foto de um indivíduo macho da Cigarra-verdadeira Sporophila falcirostris, espécie que é considerada como ameaçada devido à captura para gaiola e também devido seu canto muito bonito e também à redução das florestas já que é ave habitante das bordas e interior a mata;












Não ficamos decepcionados! Realmente encontramos as espécies que estávamos procurando, que normalmente procuram essa vegetação para alimentação. Taquaras e Taquarussus são bambus nativos dos gêneros Merostachys  e Guadua  que formam grandes moitas dentro das matas brasileiras. Muitas vezes são elementos importantes no sub bosque da mata. Quando essas árvores frutificam, produzem enorme quantidade de sementes, em muitos lugares conhecidas  como "arroz de taquara"! Essa abundante frutificação atrai um grande contingente de aves, principalmente as aves granivoras especializadas, geralmente espécies de Sporophilas.  Para nossa alegria, conseguimos registrar as quatro espécies conhecidas de granivoras que algumas vezes, no Espirito Santo,  visitam esses taquarais. O povo acredita que a frutificação da taquara obedece a um ciclo natural, que ocorre geralmente de sete em sete anos. E algumas dessas aves, como o Pixoxó, S. frontalis, somente seriam notados de sete em sete anos, coincidindo com o ciclo da frutificação da taquara. Nessas ocasiões, a observação popular, ocorre quando essas aves aparecem em grande número, produzindo enorme alarido com suas vocalizações!


Em Buenos Aires ainda encontramos belíssimos remanescentes a floresta Atlântica. São matas secundárias com muitas espécies de aves desse ambiente.



























Fonte: blogdestinoses.com.br


















A Cigarra verdadeira S. falcirostris alimentando-se nas sementes maduras do Taquarussu Guadua sp.














O  Pixoxó Sporophila frontalis é considerado como ameaçado. Sobre ele pairam as mesmas dúvidas relativas à Cigarra verdadeira. O Pixoxó também possui canto forte e apreciado pelos gaioleiros. Aliado à sua alimentação especializada, a ave torna-se sensível a alterações no ambiente.










Cigarra-Bambu Haplospiza unicolor não é tão ameaçada quanto o Pixoxó e a Cigarra verdadeira, mas também aprecia as sementes produzidas pelas taquaras.











A Cigarra do Coqueiro Tiaris fuliginosa também estava presente nos taquarais, participando do festim alimentar. Trata-se de espécie, que, junto com a Cigarra bambu, pode ser registrada com mais frequência que os dois anteriores ( Pixoxó e Cigarra verdadeira).

As duas cigarras, Bambu e do Coqueiro, são parecidas, porém, podem ser distinguidas pela vocalização e pela plumagem. A do Coqueiro possui um preto fuliginoso e a do Bambu possui uma tonalidade azulada.








Finalizamos agradecendo às pessoas que nos visitam para conhecer nossas histórias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!