Translate

segunda-feira, 30 de julho de 2018

EXCURSÃO À TRILHA DOS TUCANOS

A Trilha dos Tucanos é uma propriedade localizada no município de Tapiraí, Estado de São Paulo, bem no meio de extensa e frondosa Mata Atlântica!  Segundo a Wikipédia:

"Tapiraí é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se na Região Metropolitana de Sorocaba, na Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e na Microrregião de Piedade, também possui território na região do Vale do Ribeira. Localiza-se a uma latitude 23º57'49" Sul e a uma longitude 47º30'26" Oeste, estando a uma altitude de 920 metros. Tinha 10 666 habitantes em 2006, e 7 991 em 2009. Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estimou sua população em 8 012 habitantes."

Já o visitamos algumas vezes, e voltamos ao lugar nesse sábado dia 28 de julho de 2018 para observar aves e passamos a expor a seguir os registros principais:


Celeus galeatus o Pica-pau de cara canela está ameaçado de extinção e é um dos mais bonitos pica-paus!

Logo no inicio de nossa passarinhada, pudemos registrar o Pica pau Benedito de testa amarela, o Melanerpes flavifrons:

Esse Pica pau é comum e vários indivíduos vocalizavam nas cercanias da sede e da pousada da Trilha dos Tucanos.













Foi quando nossa atenção foi desviada pelas aves voando. Em um dia com correntes térmicas, próprias de temperaturas ascendentes, logo registramos:


Bem longe, o Gavião pernilongo Geranospiza caerulescens.


















 De repente, avistamos, também, bem longe, um vulto branco: mesmo com a lente de apenas 300mm., foi possível identificar o Gavião Pombo Grande Pseudastur polionotus.

Pseudastaur é espécie de porte avantajado e considerado como NT  pela IUNCN.

Foi um registrão.












E foi nesse momento que ouvimos cantar ao longe o Pica-pau de cara canela, o Celeus galeatus:

 Esse foi  nosso registro  mais raro e "importante" do dia!! e Além do mais, esse Celeus é belíssimo! Sua crista vermelha aparenta ser muito sedosa!

Ressaltamos que a ave vocalizou ao longe e quando repetimos sua voz no gravador, ela veio ao nosso encontro, percorrendo grande extensão da mata!

A ave escalou o tronco e posteriormente espantou-se e não mais a vimos.

Depois descobrimos o que espantou o Pica-pau!











Olha o que espantou o Celeus: pousado próximo, esse jovem de Gavião Pega-macaco Spizaetus tyrannus observava  os arredores!














Chegando mais perto, sem a ave  nos ver(ainda)!
 Já desconfiado!

é um tirano! Mas é muito bonito!
Levantou voo, terminando assim nosso encontro!
















A beleza da Catirumbava Orthogonys chloricterus.














Em termos ornitológicos, chamou-nos atenção, a variedade e abundancia de indivíduos de passeriformes da família FURNARIIDAE! Isso é muito bom e evidencia o estado excelente de conservação das matas do lugar, bem como sua extensão. Esses Furnarídeos, cujas fotos vamos mostrar agora, são todos florestais, e alguns como o Limpa folhas miúdo, é considerado como ameaçado na categoria   NT  da IUNCN.


 O Limpa folhas coroado Philydor atricapillus, é uma ave que não se adapta a florestas pequenas e fragmentadas. Necessita de matas altas e extensas  onde excursiona pelo sub-bosque à cata de insetos.

O Trepador sobrancelha Cichlocolaptes leucophrus é outro dos grandes furnarídeos silvestres da mata atlântica! Percorre a mata e chega até a suas bordas, sempre procurando alimento nas brenhas e amaranhados. Essa família Furnariidae é insetivora e bastante variada.
Melhorei minha foto do Trepador  Cichlocolaptes leucophrus, com essa foto. Notar a vistosa sobrancelha que ajuda a nominar a ave. Na maioria das vezes, não é fácil fotografar essas aves, que vivem fazendo malabarismos entre a ramagem para conseguir seu alimento.

Outro consumidor secundário furnarídeo! Trata-se do Limpa folha Ocráceo Anabacerthia lichtensteini. Essa ave tem um comportamento idêntico a seus colegas familiares, na busca por comida dentro da mata. Mas difere no comportamento, por exemplo, do Limpa folha de testa baia Philydor rufum ( que ocorre no lugar mas não vimos desta vez!). O Ocráceo é mais calmo, é um pouco menor em tamanho e detalhe importante na identificação das duas espécies: a mancha cinza do alto da cabeça prolonga-se até o bico, o que não ocorre com o  P. rufum.



 Nessa foto é possível ver o Ocráceo em ação: vasculha cuidadosamente a ramaria, galhos quebrados, troncos caídos e ocos de árvores á procura de insetos! Observar o píleo da ave, cinzento até o bico!
Ainda o trabalho do Ocráceo!
Anabacerthia lichtensteini não é ave muito comum! Como disse, aprecia florestas altas e de boa extensão. Em capoeiras é muito mais difícil vê-lo. Talvez por que nessas matas mais novas, secundárias, não existam troncos e árvores velhas que costumam abrigar colonias grandes e insetos, alimentos para essas aves!










 E finalmente o registro do Limpa folhas míudo Anabacerthia amaurotis. É ave codificada pela IUCN na categoria NT, raro, apreciador de matas altas e preservadas. Pessoalmente, eu não conhecia essa ave! Foi meu primeiro registro!



Anabacerthia amaurotis possui o comportamento dos outros Furnarídeos florestais, de percorrer a mata até o estrato médio à procura de insetos e larvas.











VAMOS ENCERRAR ESTE  "POST"  COM ALGUMAS, OUTRAS,  AVES BELÍSSIMAS DO LUGAR:


O araçari banana Pteroglosus bailloni chega até o comedouro de aves da pousada para se alimentar de frutas, principalmente bananas maduras!











Trogon  rufus , o Surucuá de barriga amarela.



















Muito obrigado às amigas e amigos que nos honram com suas visitas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!